22.12.06

Faleceu Niyazov !!! (QUEM???)







Pose presidencial e estátua em ouro!





São das tais notícias que quase passam despercebidas. Morreu o ditador Saparmurat Niyazov, Presidente da República do Turquemenistão, ex-República da União Soviética. Permanecendo 21 anos no poder, auto-nomeando-se presidente vitalício, governou a seu bel prazer, subjugando o povo a condições de opressão e miséria. Quase me atreveria a dizer que o recém falecido Pinochet, comparado com este, não passava de um aprendiz. No entanto, a notícia da sua morte aparece num qualquer canto esquecido de página dos jornais. Critérios e isenção jornalística...
Dando mostras de um delirante culto de personalidade, tomou medidas que fariam abertura de telejornais se a origem fosse outra...Mas as pessoas que perseguiu, as que prendeu, as que matou, não são diferentes das que morrem no Iraque, no Irão, em Angola, na Líbia.
Para se ter uma ideia das excentricidades desta "ave rara", aqui se enumeram algumas das medidas que achou por bem levar a cabo:


- Niyazov, que se intitulava a si mesmo "Cabeça dos Turcos", rebaptizou o mês de Janeiro, que se passou a chamar...Niyazov!
- Ballet, ópera e circo foram banidos porque o presidente os considerava indecentes!
- Dentes de ouro, barbas ou cabelos compridos foram proibidos aos mais jovens!
- Aos lideres estrangeiros, costumava oferecer cavalos; a sua paixão pelos animais era de tal ordem que mandou construir um zoo em pleno deserto do Turquemenistão, sobretudo para acolher pinguins!
- Os hospitais e as livrarias existiam apenas na capital. No resto do país, foram pura e simplesmente banidos. A importação de livros estrangeiros foi igualmente proibida!


Algumas reacções à sua morte:
O Presidente Putin espera que a nova liderança do país garanta "a continuidade das políticas de Niyazov."
Já a União Europeia deseja que a sucessão do dito cujo decorra "conforme as normas internacionais."

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

É bom que alguem nos vá dando estas noticias já que a comunicação social não cumpre com os trabalhos de casa, realmente desconhecia e é pena que não seja falado para que o povo desse País possa vir a ter melhores dias e que o Janeiro volte a ser Janeiro e que a ARTE volte a ser ARTE, não falando do resto que qualquer cidadão do mundo tem direito.

23/12/06  
Blogger Vítor Amado said...

obrigado pelo teu comentário.
bom natal e bom ano de 2007.
beijo

23/12/06  
Anonymous Anónimo said...

Anda o mal da morte pelos velhos ditadores... (uff!)
Paz e conforto para os que ficam e que deles foram vítimas.
vitor

23/12/06  
Blogger Vítor Amado said...

Bom Natal, Vítor

23/12/06  

Enviar um comentário

<< Home