10.1.07

O Ministério da (des) Educação!



A Ministra da Educação e os seus ajudantes são um caso patológico! Depois de todas as afrontas aos professores, insistiu numa série de disparates relativamente aos alunos. Veja-se o que se passou com os exames finais de Química no pretérito ano lectivo e as decisões judiciais que se seguiram, todas contra o ministério.

A irresponsabilidade continua com a introdução ou não da chamada TLEBS! Um tal dr. Luís Capucha, director-geral da Inovação e Desenvolvimento Curricular, em entrevista recente, tece afirmações que levariam à demissão de toda a equipa ministerial, se houvesse algum decoro.

Afirma o senhor que a TLEBS tem deficiências e, por consequência, foi criada uma comissão ( mais uma...) para tentar pôr cobroa tais dislates. Mas acrescenta estas monstruosidades!!!!!

Às perguntas:

-Que outras medidas vai o ME tomar?
- Vamos sujeitar a TLEBS a um teste prático: saber se os alunos que aprenderam com a terminologia têm melhores resultados a Português. Vai ser já este ano que vamos fazer essa comparação, através dos exames do 9.º e do 12.º ano.
- Haverá perguntas sobre a TLEBS?
-Não, porque o que é matéria de exame são os programas. Esperamos é que os alunos que tenham tido um contacto com a TLEBS tenham melhores resultados. Se isso acontecer (é provável), significa que a inclusão da terminologia está a obter os resultados desejados.

E os desgraçados dos alunos? Em que situação ficam? E os professores? Aplicam ou não a terminologia nas suas aulas? Eu, como professor de Português de turmas de 12º ano, que faço? Acredito no que este senhor diz ou sigo o que está consignado em lei? Na frase, " um litro de vinho", continuo a classificar morfologicamente a palavra "vinho" como substantivo comum, género masculino, número singular ou como nome, não humano, não contável, massivo, conforme as orientações constantes na Nova Terminologia Linguística para os Ensino Básico e Secundário - roteiros para a acção didáctica no Secundário, Edições Asa, páginas 71-72-73?

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

"Na frase, " um litro de vinho""...
O melhor é beber um copo de vinho. É claro que tem que ser certificado, de região demarcada! E o melhor é nem tentar saber a sua composição química, os malefícios, se os pés ao pisar estavam ou não lavados, ect! É mportante saborear e ter prazer! tal e qual como devia ser a leitura de um livro! E ainda melhor - ler o livro com um golito à mistura.
Bjinhos
Graça

10/1/07  
Blogger Vítor Amado said...

É isso aí, Graça...
Obrigado pela visita.
Beijo

11/1/07  
Anonymous Anónimo said...

Boa!
Disponibilizei banners de apoio à Petição Contra a TLEBS em http://os-dedos.blogspot.com
Não tenho o seu e-mail, pode enviar-me uma msg?
Jose Nunes

14/1/07  

Enviar um comentário

<< Home