16.2.07

D.Milu ataca de novo

A Ministra da Educação foi ontem à Assembleia da República explicar a extinção das provas globais no 9º ano de escolaridade. As justificações dadas não convencem e são até insultuosas para as escolas e, mais uma vez, para os professores. Afirmar que o peso de 25% que lhes é atribuído não tem qualquer significado porque daí não advêm resultados na "nota" (sic) não é sério. Acrescentou ainda que

“Nunca nenhum aluno chumbou por causa das provas globais”, garantiu.

Desminto totalmente esta afirmação leviana e manipuladora. Posso até adiantar que um meu familiar próximo, em anos anteriores, foi beneficiado com as mesmas, chegando a subir a classificação final em algumas disciplinas. E muitos outros casos deve haver.

Além disso, “eram provas internas às escolas e elaboradas pelos professores dessas escolas e dessas disciplinas, sem nenhuma intervenção externa”. Manter as provas globais “significaria dar às escolas sinais de facilitismo”.
Isto é, o trabalho pelos professores é igual a zero, só as provas feitas pelos doutos senhores do ministério valem. Como se tem visto nos últimos anos, com os recursos apresentados e erros vários em algumas provas...

Etiquetas: ,

4 Comments:

Blogger Amenophis said...

Eu não gosta da senhora Lurdes, mas... ela disse a verdade quando afirmou que nunca nenhum aluno chumbou com as provas globais no 9º ano. Se realmente o peso era de 25%,( e ainda não vi niguém a contraditá-la nesse pormenor) era matemáticamente impossível um aluno reprovar mesmo não respondendo a qualquer questão da prova, sendo-lhe por isso atribuído o nível 1. Um aluno que tivesse nível 3 manteria o 3 mesmo que apenas assinasse a folha de prova.
Seria possível passar de nível dois paranível 3, mas impossível alguém passar de nível 3 ou superior para dois ou um. Só se fosse numa escola com as máquinas de calcular avariadas.

16/2/07  
Blogger Vítor Amado said...

Amenophis:então se é possível passar de nível 2 para nível 3, isto é a prova evidente que há influência na classificação final, até na passagem ou não de alunos. se um aluno tiver como classificação interna 2 e obtiver 4 na prova global, ficará com classificação final de 3.Portanto, poderá transitar de ano.E foi isso exactamente o que aconteceu com o caso referido por mim no post.

16/2/07  
Blogger Amenophis said...

Sem dúvida que foi demonstrada a subida, mas a perante a frase da ministra "Nunca nenhum aluno chumbou por causa das provas globais" está escrito:
"Desminto totalmente esta afirmação leviana e manipuladora"
Foi esta situação que eu comentei, e não a possibilidade de subida. Seria diferente se ela dissesse " Nunca nenhum aluno passou por causa das provas globais". Isso sim seria mentira, mas a afirmação dela foi outra e é verdadeira. Manipuladora, por´descrever a realidade da forma que mais lhe convém, já aceito.

16/2/07  
Anonymous Anónimo said...

Esta gente (ME) manipula os números como bem entende, não merecem qualquer crédito...
Deixá-los falar/ladrar... a caravana da educação sobreviverá, com sempre aconteceu.
Os governantes, mesmo os aprendizes de ditadores como os actuais, não são eternos e, nem as sondagens nem os comissários políticos que vão semeando por várias escolas, os salvarão da inevitável queda.

17/2/07  

Enviar um comentário

<< Home