7.6.07

A doente mental

Há uns dias um jornal diário noticiava que se estimava em 500 mil o número de doentes mentais em Portugal. Esqueceu-se de referir que no topo da lista deve ser colocada a actual ministra da educação. Esta senhora tem feito, ou permitido fazer, coisas inimagináveis.
Como se sabe, decorre, por estes dias, a candidatura a professor titular. Para além da injustiça de seriar os professores em docentes de 1ª e de 2ª categorias, a prepotência com que impôs regras e emitiu esclarecimentos - estaremos para ver se há ou não ilegalidades no processo- ultrapassa tudo o que se tinha visto até agora. O ambiente nas escolas cheira a podre. Não me passava pela cabeça a "caça"aos pontos que se veria a verificar. Por vezes, chega a raiar o patético a gula com que alguns professores tentam recorrer a artifícios para acrescentar mais uns pontos ao currículo. E chegados aqui, a culpa não deve ter apenas um destinatário. Para bom entendedor..
Mas o desnorte desta bruxa que ocupa a cadeira do poder não fica por aqui. Uma estação de televisão noticiava há pouco o modo desumano como uma professora da região da Aveiro foi tratada. Sofrendo de leucemia, com mais de trinta anos de serviço, solicitou a aposentação, o que lhe foi negado. Foi obrigada a regressar ao serviço e a dar aulas em situações-limite. Sem forças para aguentar o ritmo de trabalho, os próprios colegas a ajudavam na leccionação. A uma semana do seu falecimento, foi-lhe, finalmente, concedido o direito à reforma! Apetece citar o Padre António Vieira que, num dos seus sermãos, afirmava:
  • "(...)enfim, ainda o pobre defunto o não comeu a terra, e já o tem comido toda a terra."

A desumanidade desta ministra, e deste governo, envergonha qualquer um. Quando é que lhe fazemos o manguito?

Etiquetas: , , ,

6 Comments:

Blogger pn said...

na altura do voto
attends!

7/6/07  
Anonymous Anónimo said...

Ó VA, tu achas que "a culpa não deve ter apenas um destinatário"? Tu achas mesmo? A mim, que sou mau entendedor, diz-me lá quem são os outros (além da tal demente que a gente sabe).

Mando-te um abraço com antecipado agradecimento.

8/6/07  
Blogger Vítor Amado said...

toino:Já alguém aqui no espaço de "comentários" te chamou "picareta falante". Acha tu o que quiseres.

8/6/07  
Anonymous Anónimo said...

Uma forte picaretada está a precisar esta equipa socratiana!

Quanto à corrida aos pontos, meu caro, isto é quase nada comparado com o que vem a seguir, engendrado na maquiavélica 5 de Outubro.
O que me f... é a impotência dos sindicatos, a sua insistência em formas ortodoxas de luta como a greve, a apatia dos profes que falam, falam, mas não se indignam verdadeiramente...
Os juristas e os dirigentes sindicais cujos salários as nossas quotas pagam, deveriam estar a estudar as implicações e a exequibilidade de novas formas de luta, como greves de zelo, desobediência civil e outras. Cenas de outro tipo, que tenham impacto no sistema educativo e não signifiquem dias de trabalho para a nação.
É que 'tou farto de ver o gajo das finanças a arregalar o olho com os euros que encaixa em cada greve que fazemos.
Os tempos são hoje outros, outras formas de luta têm que ser inventadas, porra!

10/6/07  
Blogger Vítor Amado said...

vitor m: inteiramente de acordo com o que dizes.

10/6/07  
Anonymous Anónimo said...

Ó vítor amado,

e tu achas que eu sou "um picareta falante"? Tu achas mesmo?

10/6/07  

Enviar um comentário

<< Home