11.9.07

O ataque às torres gémeas (II)

Há seis anos assisti, pelas televisões, em directo, ao ataque perpetrado pelos radicais islâmicos, contra as "torres gémeas", no coração da cidade de Nova Iorque. O mundo tomava consciência como a sua segurança era frágil. Apesar de todo o arsenal bélico, das armas de destruição maciça, do poderio militar da maior potência mundial. Pode concordar-se ou não com a hegemonia americana no mundo, discordar-se do modo como essa pulsão imperialista se manifesta e concretiza. Mas não pode dissociar-se a ideia de liberdade dos Estados Unidos. É nesta fronteira entre os valores da liberdade e da barbárie que interpreto os factos ocorridos. A luta contra o terrorismo, simbolizado na figura de Bin Laden, deve, pois prosseguir. Com todos os erros e contradições que daí podem advir. Mas, para mim, há um valor absoluto que não tem preço: o direito que tenho de criticar, de fazer opções, de dizer aquilo que penso. E neste ponto, não deve haver nenhum fanático que me indique o caminho que devo seguir, seja o de Alá ou de outro deus qualquer.


No fundo, mais do que as mortes e o terror que os seguidores de Bin Laden podem espalhar no chamado mundo ocidental, são os próprios muçulmanos as principais vítimas destes grupelhos que lhes querem impor uma sociedade fechada, totalitária, esclavagista, medieval.

Etiquetas: , ,

11 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Estás melhor, VA, estás melhor! Por este andar, ainda chegas à verdade. Alá te proteja!

12/9/07  
Anonymous Anónimo said...

o post é muito meigo. A História, os factos, a realidade mostram que o islão, desde Maomé, se dedica a matar, destruir, torturar, roubar, violar (Maomé violou Aisha quando esta tinha 9 anos...). As torres gémeas foram a tradição islâmica de forma sofisticada. Felizmente bin laden teve a resposta que merecia, perante o desespero e a raiva de falsos pacifistas. Chorem. Gritem. Espumem de raiva.

11/2/09  
Anonymous Anónimo said...

Quando os americanos, lançam bombas atómicas sobre cidades indefesas, matando milhões de pessoas, não são terroristas, talvez até lhe chamem heróis. Os arrogantes américanos apenas, assim como qualquer víl potencia, sempre colherão o que sempre semearam.

14/8/10  
Blogger osátiro said...

Anónimo de 14/8/10:

Seja mais rigoroso: as bombas que os EE.UU deitaram no Japão não mataram meio milhão sequer.
Certo, a vida humana não tem preço. Mas foi num contexto de guerra começada pelo Japão que comteu crimes contra a Humanidade na Ásia.
Informe-se: Coreia, China, Vietname, Filipinas, etc...todos estão agradecidos por os EE.UU terem acabado com as atrocidades japonesas.
Os próprios japoneses reconhecem esses crimes, e são hoje em dia, dos maiores aliados dos EE.UU no Mundo.
E descanse, apesar do Obama ser um traidor à liberdade, os EE.UU continuarão a combater a selvajaria, como fizeram com os Nazis, os soviéticos e será com a selvajaria islâmica.
Pode ter a certeza.

22/8/10  
Anonymous Anónimo said...

O ataque ás Torres Gémeas, utilizando aviões com pessoas inocentes como balas, são a expressão da cultura genuína islâmica. Quem se der ao trabalho de ler o Al Corão, tem lá tudo o que consubstancia o Islão...(e aliás, está um pouco desenvolvido nos posts sobre as Twinn Towers neste blog): matança de mulheres á pedrada por terem relações sexuais antes ou fora do casamento; violação e rapto de raparigas para casarem (prática normal até na Russa Chechénia...), chicotadas em público; poligamia; burqas, escravização da mulher em geral...
Sociedade da Idade da Pedra, e não medieval como diz o post.

9/9/10  
Blogger Hspucci said...

Não sei não mas acho que teve outra coisa a não ser os aviões!!:/

4/7/11  
Blogger giuliano said...

LEGAL. EU NÃO GOSTAVA MESMO DAKELES BLOCÃO EM MANHATTAN.

12/7/11  
Anonymous Anónimo said...

Ó giuliano.
Tu vives ainda na idade da pedra lascada.
Só um selvagem bastardo pode se contentar com o assassinato de civis inocentes.
merecias que a tua mãe fosse naqueles aviões...para saberes o que é sentir alguém carbonizado até ser pó...ou nos combóios de Madrid.
desgraçado mental.

6/9/11  
Anonymous Anónimo said...

concordo c vc henrique,assim como a suposta morte de bin laden tbm tá mto mal contada.

11/9/11  
Anonymous Anónimo said...

É espantoso como em pleno séc.XXI HÁ "PESSOAS" que inventam tudo e mais alguma coisa para desculpar, por em dúvida, ou até justificar esta barbárie.
Toda esta corja de defensores do islamismo deviam ser enviados sem bilhete de regresso para as tribos do afeganistão para sentirem na pele a selvajaria que defendem.

12/9/11  
Anonymous edvania saaara duarte de miranda said...

eu tenho 12 anos so agora fui ve agora eu achei uma pena ter a com tecido isso com eles mas as pessoas tao re costruido eu dessecho boa sorte pra eles e tambem a gente naõ ve o nosso futuro que ve esas coisas e o nosso deus e sempre vai ser e meu none é edvãnia saara duarte de mirandaeu vi ese necocio no fantastico no fantastico aparese mutas coisas legal um beijo grande pra voces eu nao conheso voceseis obrigado de novo eu noro em sc

13/9/11  

Enviar um comentário

<< Home