17.10.07

Dalai Lama, Bush e ...Portugal

Na sua recente passagem por Portugal, Dalai Lama não conseguiu ser recebido nem pelo Governo, nem pelo Presidente da República. Se este último se desculpou, dizendo que apenas teve conhecimento da visita por mail, a posição do Executivo primou pela hipocrisia, sob a capa de argumentos políticos pouco convincentes. Depois da sua passagem por aqui, foi a mesma individualidade recebida pela chanceler Merckl e, agora, oficialmente, pelo Presidente Bush, nos Estados Unidos. Foi, até, condecorado com uma das mais altas insígnias deste país. O governo de Sócrates invocou motivos políticos para não ferir a susceptibilidade das autoridades chinesas, mas há momentos em que é preciso enfrentar poderes instalados e não ceder a chantagens mais ou menos disfarçadas. Numa época de globalização, quem arriscará mais com as atitudes tomadas: a Alemanha, os Estados Unidos ou Portugal?
Pois é, há países que precisam de se colocar em bicos de pés para se fazerem notar, mesmo que tenham de vergar a coluna. Foi o caso de Portugal.

Etiquetas: , ,

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Ó Vitor,
Hipocrisia do governo? Claro. E do presidente da república? Não foi? Não sei qual foi a socrática justificação, mas a do mail deve bater todas as outras.
Estão bem uns para os outros.

17/10/07  

Enviar um comentário

<< Home