17.10.07

Dia Mundial contra a Pobreza

Comemora-se mais um dia de luta contra a pobreza. São comuns, por esta altura, as explicações para este flagelo que envergonha todos, sobretudo os chamados países desenvolvidos. Multiplicam-se afirmações de boa vontade, damos conta das boas intenções dos governos e instituições várias. Em Portugal, ficou a saber-se que, nos últimos anos, se houve muitas pessoas que engrossavam as estatísticas dos mais pobres e conseguiram abandonar essa situação, um número significativo de pessoas fez aumentar o número daqueles que nos envergonham como sociedade dita desenvolvida e de abundância.
O melhor que me ocorre, nesta ocasião, é lembrar tempos idos e o que o Padre António Vieira, com toda a actualidade, disse a este propósito:
" Antes porém que vos vades, assi como ouvistes os vossos louvores, ouvi também agora as vossas repreensões. Servir-vos-ão de confusão, já que não seja de emenda. A primeira cousa, que me desedifica, peixes, de vós, é que vos comeis uns aos outros. Grande escândalo é este, mas a circunstância o faz ainda maior. Não só vos comeis uns aos outros, senão que os grandes comem os pequenos. Se fora pelo contrário, era menos o mal. (...) Vedes vós todo aquele bulir, vedes todo aquele andar, vedes aquele concorrer às praças: e cruzar as ruas, vedes aquele subir e descer as calçadas, vedes aquele entrar e sair sem quietação, nem sossego? Pois tudo aquilo é andarem buscando os homens como hão-de comer e como se hão-se comer."
Padre António Vieira, in Sermão de Santo António aos Peixes, 1654

Etiquetas: ,

1 Comments:

Blogger lourenja.blogspot.com said...

Falava melhor aos peixes.

17/10/07  

Enviar um comentário

<< Home