6.10.07

Dia Mundial do Professor

Comemorou-se ontem o Dia Mundial do Professor. Para além do simbolismo destas datas, que cada vez dizem menos às pessoas, importa reter dois ou três pensamentos. Sabia-se, de véspera, que o discurso do Presidente da República, nas comemorações do 5 de Outubro, ia incidir sobre a educação. Seria previsível que a ministra da dita estivesse presente, já que foram vários os ministros e secretários de estado a assistir às cerimónias. A dona Lurdes esteve ausente, devia estar ocupada com a cultura dos tomates. Não falou. Mandou o assessor falar. Não se lembrou de dar uma palavra aos milhares de professores. Nem ela, nem os adjuntos. Para eles, os educadores devem ser uns ingratos. Uma figura destas à frente do ministério da educação é um atentado à inteligência das pessoas, uma vergonha nacional. Não há ninguém que a mande apanhar gambozinos?
Noutro plano, ficamos a saber pelo primeiro que a política do governo tem em atenção os professores (credo!), não os sindicatos. Mas não devem estes, justa ou injustamente, com mais ou menos representatividade, dar voz aos anseios e preocupações dos professores? Essa afirmação dita por Portas não espantaria, vindo de um governo socialista causa vómito.
No âmbito do dia mundial do professor, o secretário-geral da fenprof veio denunciar aquilo que já se sabia mas que é bom não esquecer. Centenas ou milhares de professores, contratados por empresas privadas, responsáveis pelo complemento curricular nas escolas do 1ºciclo, são pagos a 4 euros a hora. Mais que isto pago eu à mulher a dias.
Abençoado país que tão nobremente (não) valoriza a educação!

Etiquetas: , ,

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

E já agora acrescento que, dito por uma professora francesa presente ontem no Coliseu, as aulas de substituição naquele país são pagas a professores específicos ou feitas em regime de voluntariado.
Estes gajos dizem que copiam a partir das práticas europeias mas afinal são uns aldrabões - lembram-se do q Sampaio afirmava sobre as horas de trabalho dos profes finlandeses, logo desmentido pela embaixada em Lx?
Isto é um governo de pinóquios! Sem ofensa para o boneco!

7/10/07  
Blogger pn said...

mas, meus rapazes, o discurso mediático e enfático da trupe, e a pose do ofendido, a disfarçar os tiques autocráticos, não começam a deixar emergir a vera trampa subjacente?
a mentira muitas vezes propagada transformar-se-á em verdade?
e haverá "ensaio sobre a cegueira" que lhes valha?
no fundo, todo este ruído esbracejado não será primícia de desespero?

ó VA tira as letras esverdongadas!

8/10/07  

Enviar um comentário

<< Home