18.10.07

A farsa dos aumentos salariais

Em mais uma das encenações mediáticas em que é mestre, o Governo veio afirmar a vontade de ajustar os aumentos salariais da função pública, para o ano de 2008, ao índice da inflação. Segundo Sócrates, "iria haver um esforço para que os funcionários públicos não perdessem poder de compra no próximo ano."
O dirigente do sindicato dos quadros técnicos do estado, Bettencourt Picanço, veio desmistificar essa ideia e alertar para outros ataques que estarão na forja. Em artigo de opinião que escreve na edição de hoje do jornal 24 Horas, afirma que, mais uma vez, o Governo se prepara para impor um aumento salarial, partindo de valores previstos para a inflação que são falsos ou de duvidosa credibilidade:
  • " Chegados a 2007, quando somos chamados a negociar qual deve ser a actualização salarial, somos confrontados com mais do mesmo. Isto é, o Governo vem dizer que a inflação em 2008 será de 2,1% e propõe uma actualização salarial de 2,1%. Sabendo como se sabe, que ela será, de novo, 2,3% ou 2,4%."

Mas o mesmo dirigente sindical questiona outra das afirmações propagandísticos do Executivo. Estarão para aprovação, na Assembleia da República, duas propostas de lei, uma relativa à avaliação do desempenho, outra aos vínculos, carreiras e remunerações. Aquilo que se prepara para aplicação imediata é a aplicação do novo sistema de progressão, ainda que nas antigas carreiras.

  • Trata-se de uma escandalosa alteração das regras do jogo, sem negociação, unicamente para promover o 3º congelamento das progressões."

Não falta muito para saber quem fala verdade...

Etiquetas: , ,

0 Comments:

Enviar um comentário

<< Home