1.10.07

O sistema de Louçã

Instado a pronunciar-se sobre a eleição de Menezes para o PSD, Louçã afirmou:
  • "A forma como se desenrolou a confrontação interna no PSD é uma prova gritante da crise do sistema político."

Esta constatação de Louça vem a na sequência de muitas outras e não causa estranheza a quem analisar o pensamento político do dirigente do Bloco de Esquerda. Este partido apareceu na cena política ao aglutinar uns grupos da esquerda radical que, dispersos, não se faziam ouvir. É uma amálgama de ideologias com um factor comum: criticar tudo e todos, apresentando-se com a imagem de uma esquerda moderna, actuante e com um desprezo, subliminar, pela apelidada democracia burguesa e parlamentar. Apesar de fazer da Assembleia de República o palco privilegiado da propaganda política, apesar da beneficiar dessa janela de liberdade que esse espaço plural lhe permite. O comentário à eleição de Menezes deve ser também entendido neste contexto.

Que sistema político advoga o senhor Louça? Como deve ser concretizada, a nível político, a diversidade de opiniões? Com esta democracia burguesa que ele critica, mas de que beneficia? Ou com o poder aos operários, camponeses, soldados e marinheiros, antigo slogan dos grupelhos que formam o bloco? Em que sistema político se revê o senhor Louça? No parlamentar, vigente na maioria dos países desenvolvidos, ou em sistemas monopartidários próprios de regimes totalitários?

O processo que levou à eleição de Menezes deve ser criticado. Mas a chamada democracia representativa tem, no seu seio, alternativas. Assim o queiram os dirigentes partidários. E Há-os nos diversos partidos que compõem o espectro democrático. Ainda este fim de semana tivemos o exemplo da vizinha Espanha, onde um grupo de descontentes, com o filósofo Fernando Savater à cabeça, decidiu formar um movimento cívico de contestação às políticas ultra-liberais e conservadoras seguidas. A alternativa não é, portanto, a alteração do sistema político, como sugere Louça, mas a regeneração de políticas, de processos, de objectivos, no quadro do sistema pluripartidário. Apesar de todos os defeitos, ainda é neste sistema que me revejo e em que acredito.

Etiquetas: , ,

0 Comments:

Enviar um comentário

<< Home