18.1.08

Lula e Fidel

Lula está de visita a Cuba onde se encontrou com Fidel.
O encontro foi mais do que protocolar, notando-se amizade entre os dois políticos.
A questão é: como é possivel que Lula, eleito em eleições livres, com candidatos de vários partidos, discussões na comunicação social abertas, e que não alterou o sistema democrático representativo( ao contrário do aprendiz de Lenin de Caracas) mantenha uma amizade tão comprometida com Fidel?
Cuba é um país onde impera a fome e a miséria--apesar das muitas ajudas da URSS, Venezuela e do próprio Lula, e dos dólares US enviados pelos muitos milhares de exilados políticos para os familiares( e ainda têm a lata de falar em embargo!)--, uma ilha prisão com várias polícias políticas que fazem da nossa pide uma brincadeira de crianças: ver em http://www.payolibre.com/presos.htm alguns dos presos políticos cubanos que tiveram o descaramento de discordar de Fidel.
Só se pode compreender Lula por falta de cultura política ou por simpatia leninista-stalinista: inclino-me para a primeira hipótese.
Mas o povo cubano é corajoso; e assim como prefere correr risco de vida e fugir para os EUA, também luta contra a fome, a miséria, a ditadura sanguinária de Fidel( que se regala com os milhões de US$depositados no estrangeiro...), como se pode constatar, entre muitos outros, no blog http://www.cubanet.org/.
Depois de décadas de sofrimento, não se pode perder a esperança!

Etiquetas: , ,

5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

e sabes, continuo sem saber como se alimentam receitas do país procurando aquele espaço como destino de férias...

devia ser feito um boicote a esse nível como foi feito com as manufacturas chinesas, feitas com a exploração de m-d-o infantil. e n me parece que os cubanos sofressem com isso nas suas "receitas pessoais".

dm

18/1/08  
Anonymous Anónimo said...

Aplaudido, dm!

Todos deviam seguir o exemplo dos EUA, que boicotaram a economia cubana e assim derrubaram o Fidel, que pelos vistos está às portas da morte. Férias em Cuba? nunca (ou, vá lá!, admitamos a cada um uma visitinha por vida).

18/1/08  
Blogger Mac Adame said...

O que me choca naquele regime é o facto de os cubanos não poderem abandonar livremente o país. Isso sim, choca-me. Quanto ao resto, há ditas democracias que não ficam muito atrás disto. A começar pela democracia que os tem embargados há dezenas de anos. Se calhar, o sistema cubano é tão duro porque sabe que, quando abrandar um bocadinho, os Estados Unidos colonizam imediatamente aquilo e escolhem os governantes que mais lhes convêm.

Eu criticaria Fidel sem reservas se lhe tivessem dado oportunidade de mostrar se aquele regime era viável ou não. Mas quando se trata de comunistas, com os Estados Unidos por perto, nem que sejam eleitos democraticamente. Alguém se lembra de Salvador Allende, eleito democraticamente pelo seu povo? Pois é, se calhar Fidel foi mesmo obrigado a ter mão-de-ferro. E a verdade é que, ao contrário do que diz o comentador anterior, Fidel foi o único latino-americano que os EUA nunca conseguiram derrubar.

18/1/08  
Blogger osátiro said...

O embargo é um embuste!
Para a dimensão da economia cubana, a proibição de negócios com os EUA não afecta nada( antes pelo contrário, livram-se da podridão capitalista...).
Com as ajudas daURSS e agora da VEnezuela e Brasil-entre outros-,Cuba deveria ter um nível devida muito superior.
E quem os suporta são os US$ do turismo e das remessas dos refugiados para os familiares em Cuba( quanto a estes, curiosamente, FIdel não os persegue por terem familiares exilados: pudera, o $ fala mais alto)

22/1/08  
Blogger osátiro said...

Mac Adriano mão de ferro?
Então era necessário massacrar o povo?
E encher as prisões? então, o povo prfere os Américas- como o provam as fugas para lá.
Ver http://www.payolibre.com/presos.htm

24/1/08  

Enviar um comentário

<< Home