24.1.08

Ministério da Saúde ou das ambulâncias (III)

O ministro da saúde pode desdobrar-se em entrevistas a todos os canais de televisão, ir a todos os debates, mas não se livra da imagem do homem que encerra urgências, Saps e os substitui por ambulâncias. O homem é teimoso mas persistente, diga-se, em abono de verdade. Um qualquer técnico oficial de contas pediu-lhe para poupar uns milhões de euros e ele, obediente como qualquer amanuense, lá vai cumprindo.
O correioda manha traz hoje uma reportagem que deita por terra a propaganda deste governo e mostra as enormes fragilidades do sistema implantado. O excerto do diálogo travado entre a responsável pelo Centro de Orientação de Doentes Urgentes ( esta gente inventa cada nome!) e os bombeiros é a imagem do que atrás se disse.
Operadora (O):Boa noite. É do CODU do INEM. É uma saidinha para Castedo.
Bombeiro de Favaios (BF):Diga.
O: – Para o Bairro de Santo António, n.º **. Diga-me uma coisa: a VMER de Vila Real é a mais próxima, não é?
BF: – A de Vila Real já está fechada.
O: – Quanto tempo demora a viatura médica?
BF: – Ainda demora até ao Castedo. Vila Real...
O: – Não. De Vila Real a Castedo?
BF: – Ai. De Vila Real a Castedo? Sei lá.Três quartos de hora.
(A operadora do CODU fala com uma médica que se encontra no CODU)
O: – Doutora, a VMER demora três quartos de hora, mas também não tem coiso aberto...
Médica (M): [imperceptível]
O: – Mas que quer que ponha? VMER não disponível?
M: [imperceptível]
(Volta a falar com os Bombeiros de Favaios)
O: – Não há nenhum centro de saúde aberto?
BF: – Não, aqui está fechado.
O: – Vamos mandar a VMER de Vila Real. Isto é um masculino, de 44 anos. Quem nos ligou diz que caiu das escadas, deitou sangue pela boca, parece estar morto.
BF: – Diga. Estou?
O: – Sim. Está-me a ouvir?
BF: – Estou.
O: – Estou. Está-me a ouvir?
BF: – Estou...
O: – Ó meu Deus! Eu estou a ouvir. Está-me a ouvir?
BF: – Diga, diga...
O: – Ouviu o que eu disse até aqui ou não ouvi nada?
BF: – Não ouvi. Desculpe lá, estou a ouvir de telemóvel.
O: – Vou mandar vir a VMER de Vila Real. O senhor caiu pelas escadas. Quem ligou diz que já está morto!.
BF: – Ah!... Pois, e agora o que quer que se faça?
Sem comentários...

Etiquetas: , , ,

6 Comments:

Blogger Hermínio said...

Sem comentários...
Digo apenas que, qualquer dia, professores sem «utilidade» darão óptimos bombeiros. Basta entregarem-lhes a rédeas de uma dessas ambulâncias (afinal ainda há por aí muitos que já percorreram Portugal de lés-a-lés).

24/1/08  
Anonymous Anónimo said...

...e pensar eu que estive quase-quase a votar nestes filhos da puta de ministros persistentes... De que peso de consciência me livrei!...

24/1/08  
Blogger pn said...

... mas eu não!
PUTA QUE OS PARIU!
Isto é kafkiano!

24/1/08  
Blogger lourenja.blogspot.com said...

Confesso que neles votei e estou arrependido.
Mas, agora, em quem votar se uns são piores que os outros!
E não se vê perspectiva de mudança de comportamentos!
Vai ser difícil na próxima chamada à urna.

24/1/08  
Anonymous Anónimo said...

Eu não digo?! jacintos, ouvem-se todos os dias... "Uns piores do que outros"?! parece que só há uns e outros...

Na "próxima chamada" vai ser difícil?! vai ser para ti, que não abres a mente. Garanto-te que, para mim, não vai haver qualquer dificuldade!... Qualquer!...

E para quem diz que há dificuldade também não há qualquer dificuldade: é gente que acaba por votar "neles" e só diz ter dificuldades para tentar iludir os demais. O problema é que são estes que nos fodem a todos...

25/1/08  
Blogger lourenja.blogspot.com said...

Se fosse assim tão fácil, toino do campo, isto estava muito melhor e os que estão no poleiro de certo não estavam lá hoje!
Mente aberta de mais não é boa conselheira e acabamos por cometer erros diferentes!
É que eles são quase todos bons dependendo do lugar que ocupam!
A democracia é sustentada pela existência de partidos políticos, mas por este andar obrigam-nos a um 26 de Abril!

26/1/08  

Enviar um comentário

<< Home