8.1.08

A propaganda do governo e os professores

A máquina de propaganda do governo, nomeadamente do ministério da educação, faz passar para a opinião pública a ideia que os professores são os maus da fita no sistema educativo e manipula os números a seu bel prazer.
Recentemente um documento da OCDE, "Education at a Glance 2006",vem desmontar alguns mitos.
  • Um deles tem a ver com o tempo que os professores passam na Escola. Num universo de 28 países, verifica-se que os portugueses se situam a meio da tabela, mais precisamente em 14º lugar, à frente de japoneses, húngaros, coreanos, espanhóis, gregos, italianos, finlandeses, austríacos, franceses, dinamarqueses, luxamburgueses, checos, islandeses e noruegueses.
  • Outra ideia que se fez passar relaciona-se com o nível salarial. Considerando 31 países, os professores portugueses encontram-se em 21º lugar.
  • Também se tem afirmado que o investimento em Educação é demasiado e assim se explicam muitas das medidas que têm sido implementadas. Vejamos o que o citado relatório conclui: num universo de 31 países, o investimento na educação em relação ao PIB atira-nos para o 19º lugar e o mesmo investimento por aluno situa-nos no 23º lugar.

Estes números, o ministério da educação esconde e não mostra. Preferem a mentira e a desonestidade.

O relatório acima mencionado pode ser consultado aqui.

Etiquetas: ,

1 Comments:

Blogger lourenja.blogspot.com said...

Este governo faz como diz o Padre Tomás, olha para o que ele diz não para o que faz.

8/1/08  

Enviar um comentário

<< Home