26.2.08

Classes e Castas: O Futuro da Índia

Há por aí muitos críticos dos "ricos", das diferenças de classes, do fosso maior entre ricos e pobres que pouco ou nada fazem para combater esse risco para a dignidade de cada ser humano.
Na Índia, desde sempre existiram as castas, estrutura rígida que não permitia misturas quer familiares quer profissionais ou culturais: é, aliás, uma das bases do nacionalismo hindú.
Nos países muçulmanos(quase todos) e africanos, prevalecem as tribos.
Assim, as críticas contundentes, de raíz marxista, na Europa, esquecem situações bem mais trágicas que se encontram no Mundo.
Na Índia, legalmente abolidas, as castas continuam na prática. E no fim da escala, os dalitas não têm quaisquer direitos, em especial os de saúde: foi para eles, essencialmente, que trabalhou Beata Madre Teresa de Calcutá, pois era frequente encontrarem-se abandonados nas ruas, no chão, sem que lhes fossem atribuídos direitos.
A Igreja Católica mantém-se como a principal defensora dos direitos mínimos de dignidade humana dos "dalits"; ainda recentemente o exigiu perante o poder central.Ver
http://www.oecumene.radiovaticana.org/BRA/Articolo.asp?c=189058

Etiquetas:

2 Comments:

Blogger Joaquim Luís Monteiro Mendes Gomes said...

`´E com tristeza que encontramos cada vez mais " dalitas" aqui mesmo nas ruas e becos de Lisboa!...Sem uma grande Madre Tesresa que os atenda!...

26/2/08  
Blogger osátiro said...

Totalmente de acordo, bico de pato.
Índia precisa de muitas Madres Teresas; mas Portugal tb cada vez mais.

26/2/08  

Enviar um comentário

<< Home