11.3.08

Bjork- A Voz e a Coragem

Bjork é uma cantora carismática, de causas.
Há poucos dias, em Pequim, num concerto,pediu em Inglês( em chinês não deve ser fácil...) a independência para o Tibete!
É muito provável que tenha custos esta posição corajosa: talvez os seus discos sejam proibidos na China e com certeza não poderá lá voltar!
Mas mostrou como é diferente dos políticos e "media" europeus, sempre de cócoras perante a ditadura comunista Chinesa; recentemente, foi Steven Spielberg quem recusou assessoria aos Jogos Olímpicos de Pequim.
Pode a China aplicar a exploração selvagem dos trabalhadores em nome de um crescimento económico cego; de prender os que pedem liberdade e democracia; de apoiar regimes ditatoriais genocidas como a Coreia do Norte e o Sudão; de ocupar e matar as aspirações do povo Tibetano; a Europa -com honrosas excepções como Angela Merkel- corajosamente fecha os olhos, assobia para o lado e cala-se.
E se os políticos podem invocar razões de Estado( embora não totalmente aceitáveis...), os media não têm desculpa:
A comunicação social do Ocidente da Europa vive enterrada na lama da hipocrisia até à raíz dos cabelos!

Etiquetas:

3 Comments:

Blogger maria inês said...

Olá e muito obrigada pela visita e comentário!

desculpa o desabafo, mas... o nosso mundo está tão "podre"!

11/3/08  
Blogger Maristella Padão said...

Olá Osátiro!!!

Obrigada por suas palavras...vim aqui te visitar também..e conhecer seu blog! Vou ler com calma as postagens, rs
Que bom!!! Mais um amigo!!!
Muito Obrigada!
Mari
Felicidades e Paz!!!

11/3/08  
Blogger Paula Calixto said...

Eu curto a Björk porque ela é enigmaticamente diferente e talentosa no que faz! (;

Penso que toda ditadura é burra e castradora da criatividade coletiva, porque se cria para um só, no bem da verdade. Mas quem cria monstro uma hora é engolido por ele.

Em alguns momentos históricos, se não houvesse um regime ditatorial talvez nem houvesse humanidade, mas... Tais regimes são apenas em momentos breves e de contenção. Já passou da hora do povo chinês dar seu grito de independência, isso sim! Enquanto eles não forem libertos desse caos, o Tibet vai continuar sonhando e contando com ínfimos apoios, como o da Björk.

Bom, foi mal o pessimismo mas isso é coisa de freudiana. (; Valeu mesmo a visita. Fique à vontade pra voltar sempre que quiser.

Beijos.

11/3/08  

Enviar um comentário

<< Home