22.3.08

Empresas privadas de segurança tamanho Júnior ao seu serviço.

a notícia: o nº de empresas privadas de segurança formato Júnior são cada vez em maior número como cada vez maior é a sua procura. Exemplo: uma jovem é acompanhada, num carro a condizer com o serviço, por dois seguranças, um feminino outro masculino, até a uma discoteca da night... Idade? Ora, 14 anos, é claro, que as crianças de hoje em dia são cada vez mais velhas, mais cedo.

poder-se-á pensar: é o que faz a insegurança em que vivemos, os casos que se sucedem de violência, raptos, desaparecimentos.

ou ainda: é o que faz o poder económico de alguns...

eu penso, e ainda que reconhecendo que os tempos mudaram e que tendo 14 ou 18 anos o risco é igual, que aos 14 anos se pode fazer tanta coisa aliciante que não implique este factor de risco de envelhecimento - e não de amadurecimento! - precoce.

pergunto-me: com 14 anos o que fazia eu à noite? ia para a cama cedo, é certo. também não havia seguranças para me guardarem porque, simplesmente, não era preciso. entrei numa discoteca pela primeira vez aos 17 anos, matinés, onde permanecia até às 18 horas no máximo.

e sem telemóvel mas obrigada a telefonar de uma cabina em caso de atraso justificado devidamente. claro que exagero e sei que os tempos são outros. mas também sei que tudo tem limites e que tudo pode ser utilizado em benefício das pessoas desde que as ensinemos e lhes imponhamos regras nessa mesma utilização.
por outro lado, não será que, cada vez mais, os pais se divorciam desse seu papel e do de conselheiros, educadores, formadores e delegam essa responsabilidade em alguém ou algo: escola, professores, director de turma e agora, só para alguns,é certo, empresas de segurança?

e porque disto já falei, dos nossos jovens, líderes do Futuro, Presente deles e nosso, reforço a minha preocupação relativamente a tantas facilidades, às exigências que um dia farão... e que formação poderão eles transmitir aos seus próprios filhos?

vamos esperar para ver.

Etiquetas: , ,

4 Comments:

Blogger Vítor Amado said...

Ora,e eu a pensar que os dois seguranças eram o papá e a mamã...
Boa Páscoa,Almàjanela.

22/3/08  
Blogger Kátia said...

Olá Sátiro!
Vim agradecer sua visita:
Muito Obrigada!!!!
Quanto ao seu post de hoje.O que tenho a comentar?Que os pais são uns irresponsáveis e delegam a Escola o papel que cabe somente a eles.É por isso que a sociedade vive sem valores,antes tão enfatizados pelas famílias e hoje tão destruídos nas mesmas.
É sempre bom estar a dissertar sobre questões como essa e não só isso,começar a mudar a partir de nossa própria casa.

Uma bom domingo de Páscoa pra você!
:)

22/3/08  
Blogger Bichinho said...

Boa Pascoa. Beijo fantasma.

22/3/08  
Blogger Fernando Ramos said...

Cara, enquanto eu lia já pensava que iria comentar uma situação usual, mas que virou moda. Só que vejo que já citou no texto, que é a questão dos celulares.

Sempre achei sem cabimento porque acaba dando uma perspectiva de mundo pra ciança que ainda não entende certas situações e/ou valores.

Não há esforço algum. Não precisam mais pegar um táxi ou um bus pra ir aonde precisam, não ligam de orelhão, não aprendem a se defender... E aí respondo sua conclusão esperar pra ver? Pra quê já sabemos que serão todos uns criados-com-vós, sem experiência alguma de vida. Mas enfim, criar filho não tem receita. E ai do meu filho se me inventar de pedir um celular quando tiver a idade. Dou pra ele um motorola daqueles de quando inventaram o celular. Quero vê-lo usar.

Abraços!

25/3/08  

Enviar um comentário

<< Home