27.3.08

O Tibete na Assembleia da República

Já se falou aqui várias vezes sobre a situação que se vive no Tibete.Ontem, na Assembleia da República, por proposta do CDS/PP, com o apoio de todos os partidos com representação parlamentar, à excepção do PCP, foi aprovada uma declaração onde se condena a escalada de violência que se verifica naquele território. Os termos dessa moção são equilibrados e não fogem, até, a alguns lugares comuns.
  • O voto de condenação manifesta "a preocupação da Assembleia da República com a escalada de violência no Tibete e apela ao respeito, em todas as circunstâncias, pelos Direitos Humanos e liberdades civis".
  • O voto recomenda às autoridades chinesas "uma maior contenção no uso da força, bem como o respeito pela liberdade de expressão e direito à manifestação pacífica", argumentos apresentados pelas várias bancadas para defenderem a sua aprovação.

Ora, o líder da bancada comunista justificou a sua oposição com argumentos substantivos!!!

  • O líder parlamentar do PCP, Bernardino Soares, justificou a posição dos comunistas, dizendo discordar dos pressupostos do texto e afirmou que "o que está em causa é a forma cada vez mais clara de estar em curso uma operação contra os Jogos Olímpicos de Pequim".

(Quantos países já manifestaram vontade de boicotar os jogos?)

  • O deputado comunista criticou os que "põem em causa a integridade territorial da China", frisando que "continua a falar-se do Tibete como território ocupado pela China".

( Como se o Tibete não estivesse, efectivamente, ocupado...)

O Boloco de Esquerda, pela voz de Francisco Louçã, justificou o voto a favor, argumentando

  • "em nome dos valores da esquerda", defendendo que "a liberdade religiosa é a primeira liberdade".

Tomem lá que é para aprenderem. O Louçã a defender a liberdade religiosa! Eu sempre disse que este senhor tem tiques de seminarista!

Etiquetas: ,

12 Comments:

Blogger Blueminerva said...

A posição do PCP envergonha o país! Mas não espanta... já que uma vez foi proferido pela bancada comunista que na Coreia do Norte não se vive uma ditadura. Ridículo.
Um abraço

27/3/08  
Anonymous Anónimo said...

Seria tão melhor se todos aprendessem a viver em paz...

Beijos.

27/3/08  
Anonymous Anónimo said...

Ó VA,

e qual é o problema de "este senhor" ter "tiques de seminarista"? também eu tenho... e depois?

Disse o homem, porventura e designadamente na tua citação, algo que te desagrade ou com que não concordes? por acaso eu não acho que a liberdade religiosa seja a primeira liberdade; mas que mal há em achar que é?

Será que o pecado do homem é ser do BE e, portanto, tudo o que ele diga te soa mal?

Ó VA, tu...

27/3/08  
Blogger Bárbara M.P. said...

Bom dia!

Que boa surpresa... vim agradecê-
-lo pelo gentil comentário e acabo encontrando um interessante círculo de pontos de vista e considerações. Muito bem estruturadas, por sinal.
Parabéns!

Um bom final de semana,
Bárbara M.P.

28/3/08  
Blogger Vítor Ramalho said...

Não sabia dessas andanças lá para aqueles lados.
Sobre o PCP não é de estranhara.
Temos de começar a publicar alguma coisa sobre o Darfur, realmente são esquecidos por todos.

28/3/08  
Anonymous Anónimo said...

Também não compreendo a tua surpresa, VA.
A esquerda que o bloco (também) representa não é a social-fascista representada pelo PC ou sequer a xuxialista de sócrates. Esta é uma outra esquerda, plural e visceralmente defensora de (todas) as liberdades individuais.
Assim tenho entendido o bloco e nisto me identifico com ele.

28/3/08  
Blogger Vítor Amado said...

Vitor m e Toino: é evidente que essa afirmação do inefável Louçã é demagógica. Quer ele lá saber da liberdade religiosa! É tão demagógica como Portas defender os sobreiros ou Menezes defender a estatização de algumas empresas ou serviços.
Tanto o Bloco como o PC acabariam rapidamente com as liberdades individuais(excepção às deles..)se algum dia fossem poder.

28/3/08  
Anonymous Anónimo said...

Ó VA,

desperta-me essa mente, homem! ;-)

As ideias combatem-se com ideias, não é com "qualificativos pessoais". Isso é uma falácia e até tem um nome: argumentum ad hominem.

E é feio, VA! É mesmo feio, vindo de um homem com a mente desperta como é suposto tu seres.

Usando a tua "técnica" -- tu andas é a precisar de dormir mais... ;-)

28/3/08  
Blogger Vítor Amado said...

toino do campo: estamos em campos opostos num conceito importante: eu acredito na chamada democracia representativa,com todos os defeitos que ela tem.A ideologia comunista apenas gerou, em mais de cem anos de história, regimes despóticos,ditatoriais,onde uma oligarquia e uma nomenklatura usufruíram de benesses e favores.Tu vais continuar a acreditar no "sonho" e na "utopia" que vês em Marx e Lenine; eu vou continuar a acreditar em homens como Churchill,Adenauer,Willy Brandt,De Gaulle, Olof Palme,Kennedy...que implementaram políticas que conciliaram o exercício das liberdades com o progresso dos seus países.

28/3/08  
Anonymous Anónimo said...

Lá vens tu com a cassete do costume. Estamos a "discutir" o que disse o Louçã ou estamos a falar de nomenklatura ou lá que são esses chavões e esses nomes?

O que é que isso tem que ver com o modo como tu, desastradamente, atacaste as afirmações de um senhor chamando-lhe nomes (seminarista)? Faltam-te os argumentos -- e então recorres à cassete, é?

Disse-te que argumentaste falaciosamente; chamei nome à falácia. E tu contrarias-me(?) carregando no "play" e avançando com regimes comunistas, Olof Palme, Kennedy, Brandt, a democracia representativa (que grande merda! vê o que os teus representantes fazem com o teu voto!)...

Ó VA, por amor de Deus!... deixa lá a cassete! pensa pela tua cabeça, carago! deixa de chamar nomes para combater ideias!

Aqui te deixo um abraço, para ver se sossegas (e para ver se escapo à qualificação de seminarista)... ;-)

28/3/08  
Blogger JCA said...

a Europa tem medo do Dragão adormecido mas que vai acordando que é a China, o Dalai Lama é recebido às escondidas para não irritar o ultimo reduto da ilusão caminho ao socialismo

31/3/08  
Anonymous Anónimo said...

em tempos já eu havia escrito umas coisas sobre o Tibete, relacionadas com o "ai-é-verdade-o-Tibete-ainda-existe..."

por outro lado, fico admirado que é necessário os Jogos Olimpicos para se lembrarem que o Tibete existe e tem vindo ao longo de vários anos sendo oprimido nos seus direitos, liberdades (sem) garantias...

o problema é que a comunidade mundial tem medo da China

o PCP devia pensar um pouco antes de falar, vive ainda na ilusão de que a religião é o Ópio do Povo, entre outras coisas sem nexo... eles que de vez em quando têm umas ideias engraçadas e evoluidas, depois estragam tudo com disparates sobre democracia, liberdade e mais qualquer coisa em países como a China, Cuba... etc...

Boa Semana

31/3/08  

Enviar um comentário

<< Home