12.3.08

TIBETE 49 Anos Depois

Em 10 de Março de 1959,as tropas chinesas invadiam e ocupavam o Tibete, perseguindo e massacrando quem tinha a coragem de enfrentar os tanques- como em 1989 na Praça Tian an men.
A comunicação social praticamente nem se referiu à invasão, obcecada que está com a Palestina e o Iraque. Esperemos que no próximo ano, quando se "comemorarem" 50 anos da invasão e ocupação, o silêncio criminoso não prevaleça sobre a verdade histórica.
Muitos refugiados tibetanos, que fugiram para a Índia, iniciaram uma caminhada a pé, de protesto pelas graves violações dos direitos humanos no Tibete, e que os Jogos Olímpicos de Pequim surjam como alerta que obrigue o Partido Comunista Chinês a respeitar as pessoas e os valores Tibetanos.
Desde Dharamsala, na Índia, onde se refugiou o Dalai Lama, já percorreram mais de 20 Kms; a caminhada vai demorar seis meses.
Tsewang Rigzin, líder do Congresso da Juventude Tibetana, disse que apenas querem regressar ao seu país, caminhando a pé, de forma pacífica, para tentar pôr fim ao sofrimento dos tibetanos.
Os tibetanos não se fazem explodir em Pequim, nos autocarros e mercados: não chamam a atenção do Mundo por meios bárbaros; isso fica para o terrorismo islâmico.
Por isso mesmo, deveria merecer mais atenção dos "media" e políticos.
Mas a comunicação social do Ocidente da Europa está mergulhada na lama da hipocrisia até à raíz dos cabelos.

Etiquetas:

1 Comments:

Blogger sofialisboa said...

num mundo em que a violencia é a unica chamada de atenção, caminhar a pé tem haver com toda a filosofia pacifica tibetana, a causa tibetana faz parte da minha maneira de ser desde que me lembro de ser gente...obrigada por fazeres voz por eles sofialisboa

12/3/08  

Enviar um comentário

<< Home