6.4.08

O caso Esmeralda

O caso da pequena-que-desde-que-nasceu-vive-com-os-pais-afectivos-e-a-quem-uma-decisão-do-tribunal-a-obriga-a-voltar-para-o-pai-biológico há meses que enche as páginas dos jornais. Na questão judicial assistirá razão às duas partes, para prejuízo da criança. O que eu já não suporto é a excessiva mediatização do caso e a constante vitimização do sargento-pai afectivo. Um pouco mais de recato ficava-lhe bem. Talvez ganhasse ele e, sobretudo, a pequena Esmeralda.

Etiquetas:

7 Comments:

Anonymous Anónimo said...

nao concordo , sr va , ex:
o sr. deixava que alguem , que nunca prestou atenção aos seus filhos . (sejam biológicos, ou afectivos)venha após 2 anos requerer poderes de pai?A criança foi vendida pela mãe, que não tinha condições,e porque o pai duvidava da srª,mãe da criança.Ouve dois seres que sabendo não poderem ter filhos, pagaram por ela.Em troca deram-lhe AMOR,CARINHO,ESTABILIDADE,E PROGRAMARAM UM FUTURO PARA ESSA CRIANÇA,(DEIXE-ME LEMBRAR-LHE UM ADÁGIO POPULAR://PARIR É DOR. CRIAR É AMOR//)O SR. PAI BIOLÓGICO, NEM TEM CONDIÇÕES PARA TER A CRIANÇA.O PAI AFECTIVO, PÕE A CARREIRA EM RISCO POR AMOR //Á FILHA//. PORQUE TEM QUE SER O SR. A LEVAR A CRIANÇA A CASA DE UM SER QUE SÓ TEVE AMOR POR ELA APÓS TESTE DNA,(QUE PODIA TER SIDO FEITO PÓS PARTO)?O TRIBUNAL PENSOU SE O PAI ADOPTIVO TEM, CONDIÇÕES, PARA CARREGAR ESSE FARDO?E PORQUE NÃO HÁ-DE SER O INVERSO?VOCÊ DEIXAVA QUE ALGUEM LHE RETIRASSE DIREITOS SOB OS SEUS FILHOS? QUE OS CRIOU,AMOU, SOFRE POR ELES...
NÃO ACHO QUE ESTE SR. USUFRUA DE MEDIATISMO . ACHO É QUE O QUE SE DIZ PARA BEM DA CRIANÇA . É PURA FALSIDADE. //CRIANÇA:PAI,MÃE,AMOR,CARINHO,TERNURA,SEGURANÇA,BEM ESTAR.//NÃO É O QUE ESTES PAIS ADOPTIVOS,TÊM FEITO?M...............PARA A HIPOCRISIA DOS TRIBUNAIS

6/4/08  
Blogger Rainha dos Raios de Sol said...

Tudo que envolve uma criança é delicado. Deveriam considerar os sentimentos da mesma.

^^

7/4/08  
Anonymous Anónimo said...

Boa tarde

Tenho a noção que esta minha opinião vai contra ao que a maioria das pessoas bem intencionadas mas também com as mentes atrofiadas por programas como o da Sr. Fátima (e afins) pensam, mas como não estou aqui pelas audiências e outros interesses que são tudo menos o da criancinha cá vai.

Da fotografia que aparece no programa com o sargento e a criança apercebo-me (como qualquer pessoa atenta) pela expressão da criança que é uma criança neurótica/psicótica. Tal não me surpreende dado o comportamento deste sargento que tem sido ao longo destes anos o de fazer uma autentica lavagem ao cérebro à criancinha que diz tanto gostar.
A meu ver isto é tudo uma hipocrisia alimentada por pessoas e programas do tipo do da Sra Fátima que a troco das audiências e outros interesses fazem tudo. Tanto a Sra. Fátima ( com aquele ar angélico...e falso ) como o Sr. advogado que vai ao programa ( e que ninguém nunca ouviria falar se não fosse este caso da criancinha e do sargento) têm a lata de dizer mal e de se indignarem ( tudo falsidade e fingimento) das decisões dos tribunais e do pai bilógico quando na verdade se isto está a contecer se deve exclusivamente ao facto de o sargento não ter cumprido a ordem do tribunal à cerca de 3 anos atrás.

Cumprimentos

Observador

7/4/08  
Blogger Ângela said...

As pessoas gostam de tomar partido. Mesmo que só saibam metade da história, gostam de optar por dar razão a A ou a B. Neste caso, agradaram-se do sr pacífico que só quer dar um lar a uma criança que é fruto de uma ralação ocasional. Parece bem.
Mas começa a parecer menos bem quando se sabe que o pai verdadeiro anda desde 2004 a tentar reaver a filha, que tanto a mãe como o pai nunca a deram para adopção e que os "pais afectivos" nunca tentaram regularizar a situação da sua "filha". Estão referenciados para adopção, mas não daquela criança. O pai dela, assim que se esclareceu definitivamente que era mesmo o pai, lutou para a ter ao seu lado, não a abandonou.
Infelizmente, os "pais afectivos" acharam que a menina ficava bem era com eles. Eles têm mais dinheiro, vivem num local com mais infra-estruturas, são melhores pais.
Serão? Um pai afasta a todo o custo a filha do pai biológico? Fá-la acreditar que o pai biológico nunca quis saber dela? Faz-lhe crer que só eles, "pais afectivos", a amam?
Há quem invoque as condições económicas do pai, ou a falta delas, para argumentar que ele não pode ser bom pai. E desde quando se tem de ter um nível económico determinado (e por quem?) para se ser bom pai?
Que é isto?
se as pessoas pensassem um pouco veriam que aceitar, sem mais, esta situação equivaleria a aceitar raptos e afins de crianças em famílias carenciadas. E, em última análise, levaria a que só os ricos pudessem ter/criar filhos...
Ora, se somos dos países mais pobres da Europa isso equivaleria, no limite, a aceitar que os dinamarqueses, ou os suíços, entre outros, pudessem vir buscar criancinhas aqui, argumentando que tinham muito melhores condições para as criar, porque têm mais dinheiro e, eventualmente, mais tempo para dedicar às crianças.

Resumindo: e que tal tentar ver as coisas tendo os factos dos dois lados? E, só depois, começar a pensar em discutir o assunto.
Tal como já foi dito, quem vai sofrer é a criança, que vai ficar altamente traumatizada à conta das brigas dos pais "afectivos" e "biológicos"...

7/4/08  
Anonymous Anónimo said...

Desculpem a sinceridade, mas desde sempre me causou algum transtorno saber que esta criança foi adquirida como se fosse um novo cão.
Nós queremos ser pais adoptivos de uma criança e por isso há cerca de dois anos seguimos todos os passos legais necessários para sermos pais.
Como diria a minha avó: a lei quando nasce é para todos!!!!

10/4/08  
Blogger APC said...

Um anónimo qualquer aí para cima, diz que o pai biológico só se interessou pela Esmeralda após não sei quantos anos. Não é verdade. Ou não lê ou está intoxicado. O pai apenas quis - ante a conduta duvidosa da mãe - ter a certeza de que era efectivamente o pai. É um direito que lhe assiste. Após ter resultados - o que aconteceu após um ano - entrou de imediato com um processo para reaver a criança. gabo-lhe a paciência, porque comigo as coisas não seriam assim. O sargento apoiado por gentalha que se diz vip tem feito uma verdadeira lavagem ao cérebro da criança. Deixo uma pergunta: o que de facto fará mal à criança? Estar com o pai biológico ou entregue a um bandalho incapaz de fazer filhos, e que fez a menina andar escondida? Isso não teve efeitos nefastos na Esmeralda? O pai tem-swe comportado com dignidade, aquela que o "impoluto" sargento não tem. Devia estar na prisão por não obedecer à decisão do tribunal em 2004 - já lá vão 4 anos! - e ter entregue a criança a quem de direito.
esta história já me dá a volta ao estômago!

11/4/08  
Anonymous Anónimo said...

Estragou tudo com a expressão "bandalho incapaz de fazer filhos"...

12/4/08  

Enviar um comentário

<< Home