26.6.08

Os Portugueses e o Petróleo

Cada Português gasta, em média, cerca de 11 barris de petróleo por dia.
Segundo um estudo a nível mundial da "British Petroleum" (BP), o consumo em 2007 em Portugal totalizou 302 mil barris por dia, aumentando 0,2% em relação ao ano anterior.
No mesmo ano, na região ampla "Europa e Euroásia" registou-se uma descida de 2%, embora a nível mundial tivesse ocorrido um aumento de 1,1%.
Afinal, nós também precisamos do petróleo dos países produtores e exportadores: quando se fala na necessidade do "ouro negro", e das relações USA-Arábia Saudita(ditadura concentracionária do Islão), os nossos escribas tendem a imaginar negociatas sauditas-americanas; mas Portugal também está dependente do petróleo. Se os grandes produtores diminuirem a exportação, o preço sobe exponencialmente e haverá falta de produto.
E nós também seremos afectados drasticamente.
Mesmo com a diversificação das importações.
Neste aspecto, a OPEP(ou OPEC em inglês) é o mais poderoso cartel do Mundo, porque fixa dados rigorosos de produção e não permite a liberalização de produção e exportação.
Em 2007, houve uma quebra da produção mundial de 130 mil barris por dia devido aos cortes da OPEP, a primeira desde 2002; por outro lado, a China e a Índia continuaram a aumentar o consumo(2,3%).
As reservas existentes provadas garantem petróleo por mais 41 anos: o Médio Oriente com 755,3 biliões de barris está claramente à frente, e a Europa e Eurásia em segundo lugar com 143,7 biliões de barris.
Urgente diminuir o consumo e apostar em força nas energias alternativas.

Etiquetas: ,

0 Comments:

Enviar um comentário

<< Home