7.8.08

Soljenitsine

Faleceu esta semana Alexandre Soljenitsin. Tomei contacto com os seus livros por volta dos vinte anos, quando a sua obra começou a ser publicada em Portugal. Prémio Nobel da Literatura em 1970, o escritor foi um dos principais denunciadores do terror estalinista. Preso e deportado para campos de concentração, nunca se vergou aos carrascos do regime comunista na então União Soviética. Dos seus livros, destaco o Pavilhão dos Cancerosos e Arquipélago de Goulag.
Após a Revolução de 25 de Abril, nunca alinhei nos amanhãs que cantam, nem em qualquer outra deriva esquerdista. Desde cedo, tive a convicção que os regimes comunistas não passavam de autoritários, ditatorias, onde uma Nomenklatura obediente usurpava o poder e era a única beneficiária de um regime que se proclamava igualitário. Alexandre Soljenitsin reforçou essa minha convicção. Com ele, conclui que o comunismo foi, efectivamente, o maior embuste do século XX.

Etiquetas: , ,

2 Comments:

Blogger mundo azul said...

...homens que fizeram diferença!

Com certeza, o comunismo foi uma utopia...

Beijos de luz!!!

8/8/08  
Anonymous Anónimo said...

"Finezza" y "Fair Play" en Lusitania Felix: al menos no fue insultado Soljenitsine por la "esquerda", como lo fue por muchos autores de izquierda en la España de 1976

10/8/08  

Enviar um comentário

<< Home