24.9.08

Governo Centrista

Com a rentrée política do PS- e do Governo-, e como falta um ano para as eleições, voltamos a comprovar que a maior parte da comunicação social serve de propaganda ao "menino de oiro" e "sus muchachos".
Sobre o discurso de José Sócrates, ouviu-se em quase todo o lado que desferiu críticas "à direita e à esquerda"; e as respostas ao discurso vieram também "da Direita e da Esquerda"!
Ora aí está como se coloca o Partido Socialista e o Governo no "centro" político, desvia o PSD e o CDS para o saco da Direita, e confere-se dignidade ao PCP e ao BE de "Esquerda", fazendo esquecer o fundo estalinista e trotzkista dos mesmos.
Esta distribuição geopartidária é muito frequente e muito mais eficaz do que se imagina; é um dado assente que as eleições se ganham com o "centro"-seja lá isso o que for-, que resulta da tendência da grande maioria do eleitorado em recusar extremismos ou radicalismos, e não se rever na militância partidária.
De tanto bater na tecla centrista- ao que acrescem os discursos inflamados contra o PCP e BE, mesmo que se reclame de esquerda-, José Sócrates tem o caminho facilitado, o que talvez explique as boas sondagens, apesar das crises que perpassam o país.
Mas a ajuda dos "media" é essencial. Voltaremos noutro post a aprofundar a "objectividade" da comunicação social.

Etiquetas: , ,

5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Isto é a coisa que mais deve custar ao Sátiro: fazer críticas a Sócrates. Afinal, Sócrates governa mais à direita do que a própria direita. E sabe-se como o Sátiro gosta de tudo o que fica à direita.

Por outro lado, sente-se na obrigação de o criticar porque, afinal, o pseudo-engenheiro foi eleito por um tal de Partido Socialista. Caramba, como o Sátiro deve andar baralhado, quando se trata de Sócrates...

24/9/08  
Blogger Vítor Amado said...

Olá, zé trócaste: não é o Sátiro a responder, talvez ele ainda o faça. O amigo é de "direita" ou de "esquerda"?? Ainda acredita em histórias da carochinha??O que é isso de ser de Direita ou de Esquerda, conceitos com mais de um século??? A política de Sócrates não tem ideologia, rege-se pelas mais flagrantes injustiças,e disparates.Na política há (ou deve haver) seriedade, procura de justiça, solidariedade, direito de oportunidades...E estes valores não devem ser rotulados por conceitos redutores como os que usou. Também lhe posso dar exemplos de países onde a chamada "esquerda" esteve ou está no governo e nos quais se põem em prática políticas bem piores que as "socráticas"...

24/9/08  
Blogger osátiro said...

Zé trocado: não sabe minimamente o que eu penso de José Sócrates: O facto de poucas vezes o criticar no blog (o que reconheço), não significa a minha posição pessoal sobre ele ou outro político ou políticas quaisquer.
Os posts que escrevo- e vou continuar- têm a ver com combates de ideias, de culturas, de denúncia de actos bárbaros, selvagens, normalmente esquecidos pelos "media".
A minha posição pessoal sobre partidos ou políticos é secundária.

25/9/08  
Anonymous Anónimo said...

Ó Sátiro, não me venha com essas tretas. Qualquer pessoa que leia meia dúzia de artigos seus, mesmo que não tenha sido muito bafejada pela inteligência, percebe imediatamente que critica tudo o que é conotado com a esquerda e louva tudo o que é conotado com a direita. Não consegue ver o que há de positivo ou negativo em cada uma delas, vê apenas todo o mal de um lado e todo o bem do outro. É verdade que critica muito pouco o Sócrates (pelas razões que já apontei), mas facilmente se conclui que se esse indivíduo tivesse sido eleito por um partido tradicionalmente de direita, então é que as críticas escasseariam ainda mais. É facílimo ver o quanto admira a besta socrática, só não o pode admitir, tendo mesmo de o criticar de vez em quando, porque foi eleito pelo PS.

Quanto ao Vítor Amado, está um bocadinho fora da realidade se pensa que qualquer conceito, por ter mais de um século, está morto. Mas eu, que nem sou de direita nem de esquerda (e muito menos do centralão PS/PSD), não sou a pessoa indicada para lho explicar. Para isso, o melhor é perguntar ao Sátiro, que ele sabe muito bem o que isso é.

25/9/08  
Blogger osátiro said...

zé trocado, eu sigo o "estatuto" k está no cimo do blog, a frase do Orwell. E levo isso a peito. Se os meus posts a denunciar atrocidades censuradas-tipo darfur, tibete, terrorismo islâmico, farc, ou o esquecimento das doenças na guiné k coloquei hoje- não lhe agrada, paciência. Mas o mundo não acaba por causa disso. Cumprimentos.

26/9/08  

Enviar um comentário

<< Home