5.9.08

Madre Teresa de Calcutá

Madre Teresa de Calcutá morreu em 5 de Setembro de 1997.Faz hoje 11 anos.
Baptizada Agnes Gonxha Bojaxhiu, nascida na Macedónia dominada pelos Turcos Otomanos, mas de origem albanesa, em 26 de Outubro de 1910, viria a tornar-se uma das figuras proeminientes do séc. XX, tendo sido galardoada com o Prémio Nobel da Paz em 1979.
Em Setembro de 1928, saíu de Skopje para a Irlanda tornando-se Monja de clausura e adoptou o nome de Teresa inspirada em Santa Teresa de Lisieux.
Foi para a Índia em 1929. Numa viagem de comboio em 10 de Setembro de 1946, sentiu um chamamento interior (como ela descreveu) para abandonar a vida contemplativa e se dedicar aos seres humanos abandonados pela sociedade.
Na Índia predominava (e ainda prodomina, embora legalmente não permitido) o sistema rígido de castas: os "dalit", a casta inferior, não tinham quaisquer direitos. Era frequente vê-los doentes, famintos, moribundos escorraçados nas valetas das estradas e caminhos.
Obteve autorização para os levar para albergues onde ao menos tinham tecto e calor humano. Começou a cuidar e alimentar os doentes: as primeiras seguidoras foram alunas suas do tempo das aulas/clausura de classes médias e altas inebriadas com o seu exemplo e carisma.
A pouco e pouco a obra foi-se estendendo por aquele imenso país e pelo Mundo com o nome de Missionárias da Caridade.
Na noite de Natal de 1985, abriu a primeira casa no Mundo para doentes com SIDA, em Nova Iorque, chamada "Dom de Amor".
Foi sepultada em 13 de Setembro de 1997 com honras que o Estado da Índia apenas concedeu a Gandhi e Nehru.
Foi beatificada por João Paulo II em 19 de Outubro de 2003.
Um dos seus pensamentos inspiradores era:

Meu Deus, Tu, somente Tu.
Eu confio no Teu chamamento, na Tua inspiração.
Tu não me desapontarás.

Ironicamente, nas últimas semanas, os Católicos têm sido vítimas de crueldades e violências na Índia: morreram mais de 20 e cerca de 40 mil fugiram para a selva. Casas, culturas agrícolas, igrejas, mosteiros têm sido destruídos.
http://www.zenit.org/article-19338?l=portuguese
http://chiesa.espresso.repubblica.it/articolo/206389?sp=y

A cultura de Amor aos irmãos de Madre Teresa ainda tem um longo caminho a percorrer.
Que ela sirva de exemplo e de inspiração.

Etiquetas:

11 Comments:

Blogger Graça Pires said...

Tenho uma enorme admiração pela Madre Teresa de Calcutá. Obrigada por a lembrar aqui. Um abraço.

5/9/08  
Blogger mariavento said...

Eu também digo: obrigada por lembrar Madre Teresa.

7/9/08  
Blogger Possato Jr. said...

Ô sátiro...

Teu comentário, em meu blog, dizendo que minha interpretação bíblica é "demasiado literal", só pode ser uma sátira, não é mesmo!?!

O que seria uma interpretação "literal na medida certa"? Ou é literal, ou não é!

Saiba que sou culpado de literalismo, sim senhor! E que isso é completamente diferente do fundamentalismo (creio que consegues não confundir as coisas, não é mesmo!?!)

Desculpe, mas fico com Francisco de Assis, que queria viver o Evangelho "alla lettera"! É preferível isso do que interpretações para acalmar a consciência de quem se diz cristão, mas vê a miséria, a fome e a doença e, ainda assim, dorme tranqüilamente, em lençóis de linho!

Ah, por favor, ô sátiro... Que sátira mais sem-graça!

Sinceramente... Coisa mais chata vocês, apologetas! Sempre dizendo quem está certo e quem está errado! Não te cansa ser o dono da verdade?

Paz & Bem!!!

Zé Luiz.

7/9/08  
Blogger osátiro said...

Graça e Maria é uma vergonha que a comunicação social quase não fale da memória d Madre Teresa,(pelo menos em Portugal), sendo certo k o seu exemplo faria um Mundo muito melhor. Zé Luís continuaremos o debate, k espero amigável, no seu blog e agradeço a visita.

8/9/08  
Blogger Possato Jr. said...

Olhe, sátiro...

Se queres um debate amistoso, não visite os blogs alheios para dizer-lhes que estão certos ou errados!

O que foste fazer em meu blog foi deselegante!

Desde uma discussão sobre aborto e métodos contraceptivos, no blog "confessionário", percebi que eu e tu temos visões completamente diferentes de Igreja!

Nem por isso tu me viste vindo a este blog dizer o que tu deverias escrever, ou o que deverias pensar, ou como deverias interpretar este ou aquele texto!

Pense nisso...

8/9/08  
Blogger Ci Dream said...

Bela homenagem...

beijo da ci

8/9/08  
Blogger Maria João said...

Madre Teresa, rogai por nós.

beijos em Cristo e Maria

9/9/08  
Blogger osátiro said...

possato, se preferir o debate pode ser neste blog. E não faço a mínima ideia da discussão no confessionário, escrevo centenas de comentários e não gravo no sótão quem discorda da mim. Aqui pode escrever à vontade, porque este blog está aberto aos debates e aceita ideias diferentes. Cumprimentos

9/9/08  
Blogger osátiro said...

ci, que a memória de Madre Teresa seja um exemplo também na Suíça. Maria João, obrigado pelo pedido de intercessão.

9/9/08  
Anonymous Anónimo said...

Independentemente, das más interpretações, (que geralmente, são sempre, dos obstinados, ou dos que nada fazem, "apenas se valem do nome) achei bonita, a homenagem. Como disse não comento os seus textos, mas aquando da sua ausência, sinto falta porque me lembra sempre que existe alguém que precisa mais que eu.
Mas osátiro, desta vez, vai valer de si: que é feito do nosso Prof. VM, e da nossa feiticeira poética, ALMA?
Cumprimentos, e obrigado pelos seus. Não comento, mas leio sempre.

9/9/08  
Blogger Possato Jr. said...

Não me interpretes mal, osátiro...

Não vim aqui fazer birra porque discordamos lá no blog "confessionário"! O problema não é o termos discordado lá!

O problema foi teres ido ao meu blog, não com o intuito de debater, mas de me dizeres o que é certo e o que é errado!

Foste lá falar que minha interpretação bíblica é demasiado literal!

A acusação não me incomoda, pois sou literalista mesmo, como São Francisco: "alla lettera"!

O que é diferente de ser fundamentalista, pois este sim imagina, por exemplo, que o cap. 2 de Gênesis é continuação do cap. 1. Se já leste minhas outras reflexões, percebeste que não é assim que penso!

O que incomoda é a postura! Ir ao blog alheio dizer o que é certo e o que é errado! Quem te constituiu juiz?

Se quiseres discutir métodos de interpretação bíblica, tudo bem! Mas se vieres me dizer o que é certo e o que é errado, perdeste o ouvinte! Como quererei ouvi-lo se tu não estás apto a ouvir?

Paz & Bem!!!

Zé Luiz.

14/9/08  

Enviar um comentário

<< Home