2.9.08

PEDROSO: Só Faltava Mais Esta

O Tribunal de Primeira Instância condenou o Estado a pagar 100 mil € a Paulo Pedroso por "prisão ilegal" no âmbito do caso "Casa Pia".
Pedroso pedia 600 mil €.
O Ministério Público vai recorrer da sentença, conforme se pode ler aqui.
Ninguém é culpado até ser julgado e condenado, com sentença transitada em julgado; Pedroso não chegou a ser julgado porque a Juíza de Instrução Criminal, Ana Beatriz Silva, entendeu que não havia factos que fundamentassem um julgamento.
Entendimento diferente tiveram o Ministério Público que investigava o processo "Casa Pia",e o Juíz de Instrução Criminal Rui Teixeira (antes de ficar sem o processo por transferência), que decretou a prisão preventiva.
Por seu turno, o Tribunal da Relação de Lisboa decretou o fim da prisão preventiva de Pedroso- que gerou a célebre manifestação na Assembleia da República-, em Acórdão polémico, em que um dos Juízes entendia que, tendo em conta os factos constantes do processo, se justificava a prisão preventiva; os outros dois entenderam que não: um deles tinha relações familiares com dirigente do PS.
Estranha-se que não tivesse sido pedida a suspeição e impedimento deste Juíz!
Houve, por isso, divergências de interpretação da Lei na Relação; não se compreende, pois, que agora se decrete uma indemnização quando o que esteve em causa foram divergências de entendimento da Lei sobre a prisão preventiva, e não sobre a culpabilidade de Paulo Pedroso.
Entretanto, começaram já manifestações de ameaças veladas sobre um poder soberano do Estado, a Justiça.
Será que está na mira o "caso Felgueiras"?

Etiquetas: ,

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Boa noite, como sabe nunca comento os seus postes, mas já tinha saudades, e perguntado por si.
Não comento, porque embora lhe dê razão, na maioria das situações que explana, a mim já me chega, só ver as notícias. Mas quanto ao caso Felgueiras, concordo CONSIGO. È este o País que temos.
Gosto, de o ler de volta. Após tanto tempo de ausência.

2/9/08  
Blogger osátiro said...

Caro Anónimo, bem vindo, embora eu não saiba se lê ou não os meus posts porque é ...anónimo.
E agradecemos os comentários porque a opinião das visitas é para nós importante.
Saudações cordiais.

4/9/08  

Enviar um comentário

<< Home