28.6.09

A hipocrisia política

"Não podia ser no mesmo dia [das eleições autárquicas], porque era uma confusão para os eleitores"
A afirmação acima transcrita pertence a Mário Soares e é simbólica da hipocrisia política que reina no seio dos partidos políticos. Como se sabe, vamos ter duas eleições [para a Assembleia da República e para as Autarquias], no espaço de quinze dias. As primeiras marcadas para 27 de Setembro e as segundas para 11 de Outubro. Isto significa que iremos andar em campanha eleitoral até meados de Outubro!
O bom senso aconselharia que as mesmas se realizassem no mesmo dia. Poupava-se dinheiro e os nossos ouvidos a duas estridentes campanhas eleitorais. Depois de o governo, como lhe competia, marcar as autárquicas para 11 de Outubro, coube ao Presidente da República escolher a data das legislativas. Se não estivesse preocupado em garantir a sua reeleição e em agradar à maioria dos partidos políticos, não hesitaria em fazer coincidir os dois actos eleitorais. Assim, foi o primeiro a fugir às suas responsabilidades.
As reacções que se seguiram por parte dos partidos representados na Assembleia da República revelam o medo em assumir as verdadeiras razões que as motivaram. PS, PC, BE e CDS não receiam qualquer confusão dos eleitores no dia da escolha. As posições conhecidas demonstram apenas isto: sendo o PSD o partido com mais forte implantação autárquica, e tudo indicando que irá continuar a ser, temem que se crie uma onda laranja e que isso os prejudique em termos de legislativas. O resto é conversa fiada e tentar atirar poeira para os olhos dos mais incautos.
Já houve, na história da nossa democracia, actos eleitorais diferentes que coincidiram na data e os eleitores souberam distinguir perfeitamente o que estava em jogo. O dr. Mário Soares sabia disso quando disse o que disse. Raposa velha como é, atirou para o lado em vez de referir o que verdadeiramente está em jogo.

Etiquetas: ,

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Eleições?
É para o lado que durmo melhor, o meu voto é em branco.
Quanto á Raposa velha, a mesma sempre atirou para o lado que lhe dava mais jeito. Esse está velho, todos os outros corruptos.
Neste comentário, quero mesmo anonimato, não vá o PM retirar-me ou vencimento, ou aumentar-me a Carga Fiscal.

28/6/09  
Blogger Angelo said...

Eu nem vou poder votar, mas acho que devaim ser no mesmo dia!
No poupar é que está o ganho!

29/6/09  
Blogger almàjanela said...

vitor

bom post, boa análise!

numa altura de crise, é revoltante.

mas o que me choca mais é que alguém dos meandros políticos possa ainda pensar que depois de uma licenciatura de mais de 30 anos em política e enganos, haja quem se sinta confuso ou hesitante nas escolhas. se assim for, os adjectivos serão frustrados, enganados ou defraudados com as gentes da política... será que não contam um pouco com a nossa inteligência? um dia decretam-nos inaptos para votar.

bjs

29/6/09  
Blogger Vítor Amado said...

Obrigado pelos comentários e pela visita.
abraços

29/6/09  

Enviar um comentário

<< Home