24.10.09

Saramago e a Bíblia

Qual a diferença entre um fanático religioso e um fanático ateu? Simples: um fanático religioso vê o demónio em toda a parte. O fanático ateu vê Deus em toda a parte.
Mas a estrutura mental é a mesma: uma cabeça maniqueísta e vigilante povoada pelo ressentimento e pelo ódio. Por isso acompanhei as palavras de Saramago sobre a Bíblia com interesse. Um mero golpe publicitário, como disseram os cínicos? Saramago, ao contrário de Lobo Antunes, não precisa de publicidade para vender. Uma exibição de mendacidade intelectual, como acusaram os eruditos? Um fanático, por definição, não se distingue pela sabedoria letrada. As palavras de Saramago valem como fenómeno político: na sua intolerância e violência, elas mimetizam verbalmente o que em outras paragens se resolve pelas armas ou pela bomba.

João Pereira Coutinho, Colunista, in Correio da Manhã

Etiquetas:

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

olha quem regressou.!!!!!!!!!!!!!!!BEIJINHO

Saramago,e a religião católica TÊM um pacto, distribuem galhadertes e ambos vendem.Ele e o TEÓLOGO Amam-se, querem vender e o zé povinh0 dá atenção
no meio da crise tem que haver agitação. Se qualquer um de nós o fizemos não tinha valorização nEnhuma.Não prestem tanta atençãO só porque o sr, foi Potuguês,(NOBEL) mas é feliz em terra de nostros ermanos não vamos falar da sua questão polita, pois deixa muito a desjar
aqui s´vem rentabilizar

26/10/09  
Anonymous Anónimo said...

Oi! "Pagas pela ausência". Eu não sustento o lado publicitario que essa criatura nos tenta impigir. Não comento, e lamento o tempo que se perde com isso.
bjo. ml.

27/10/09  

Enviar um comentário

<< Home