30.4.20

VIRUS DA CHINA: DESCALABRO DO SNS

Com tantos elogios a Portugal, que só se explicam por ignorância ou porque os outros países estão pior, bem pior, vamos então relembrar a sequência de erros graves do governo.
Começam agora a surgir as denúncias de que o SNS estava num caos, sem capacidade de resposta, e teve que abandonar outros doentes.
Vejamos com dados de há uma semana:
- Redução de 80% de análises clínicas;
- Redução de 95% na imagiologia;
- Redução de 100% nos exames de cardiologia e gastroenterologia;
- Redução enorme , não quantificada, de transplantes;
- Redução tremenda nos atos relacionados com oncologia;
E haverá muito mais a nível de gripes, pneumonias e serviços de urgências.
Cerca de 2 mil profissionais do SNS infetados, dos quais 80 médicos e 300 enfermagem: porquê? porque no início de fevereiro previa-se um teto de máximo de um milhão de infetados, mas o governo não cuidou do material de proteção principalmente fatos para médicos e enfermagem.
E teve muito tempo: as nomeações de familiares e amigos para os gabinetes do governo ou institutos e outros cargos é muitíssimo mais rápida.
Como reconheceu o Secretário de Estado António Lacerda Sales (parece ser o governante sensato naquele ministério...), o reforço de 426 ventiladores já em meados de abril resultou essencialmente de doações e empréstimos.
Desde o início da pandemia, foram recuperados 87 ventiladores do SNS.....

Entretanto, apesar das vendas de material defeituoso (Espanha; UK; Brasil; etc.) o governo espera a chegada de ventiladores da China.
Estamos em final de abril, com quase mil mortos e mais de vinte mil infetados...
Em 26 de abril, chegaram a Portugal 900.000 testes e 10.000 kits de extração manual...
A incúria inadmissível aconteceu com os idosos, principal grupo de risco, quer nos lares quer nas habitações (muitos deles sozinhos). Deveriam ter sido logo testados e objeto de regras especiais....
Mas as declarações da DGS em 06 de março....

Em Tempo 01/05: Mais uma prova de que a situação de caos no SNS só pôde atender os doentes COVID: ver aqui como um treinador de atletismo de atletas deficientes do SCP ( com medalhas ) morreu por atraso no INEM...

Etiquetas: , , , , , , ,

0 Comments:

Enviar um comentário

<< Home