29.7.20

DESCALABRO DO SNS, MORTES POR DOENÇAS GRAVES E COVID

Transcrevo um desabafo, mas também muito crítico, de um médico sobre o desprezo fatal ( sim, a palavra é minha, forte, mas real…) que doentes graves sofrem por falta de resposta do SNS (digo eu…) quase totalmente absorvido por COVID:


Pedro Girão, médico Anestesista:

"Para mim, o Covid tornou-se um não-assunto, que me impacienta, do qual não consigo falar sem amargura, porque matou a minha fé na bondade de muita gente que eu prezava. Não consigo continuar focado em menos de 5 mortes por dia, num país em que morrem em média, por dia

10 pessoas por complicações de diabetes, 

12 por enfarte de miocárdio agudo e rapidamente fatal, 

15 por pneumonias não-Covid, 

20 por outras doenças respiratórias não-infecciosas, 

20 por doença cardíaca isquémica, 

30 por outras doenças cardiovasculares, 

mais outras 30 só por AVCs, e 

80 por cancro (e vão subir bastante, todas elas, podem ficar tranquilos quanto a isso).

O modo como tanta gente desvaloriza esses números, e ao mesmo tempo valoriza o Covid, radica numa enorme suscetibilidade à manipulação de massas e numa falta de inteligência emocional, uma ausência de amor ao próximo que me entristece e repugna. O modo como vejo muitos médicos (não) atuar e (não) tratar os doentes é revoltante e é a negação dos princípios mais básicos que prometeram seguir. Mas sei que dizer tudo isto é inútil e desnecessário. Todas as palavras acerca do Covid são inúteis e desnecessárias, porque cada um constrói a sua própria verdade e desenha o seu próprio rumo, o seu próprio Norte, ou o seu próprio desnorte."

Etiquetas: , , ,

0 Comments:

Enviar um comentário

<< Home