25 de Abril
Passa hoje mais um aniversário do 25 de Abril. Mais um, dirão muitos. Não penso assim. É um dia importante demais para ser esquecido. Porque trouxe essa coisa "insignificante" chamada liberdade; porque permitiu uma melhoria significativa dos níveis de bem estar a uma boa parte da população; porque hoje um capitalismo selvagem e governos "sem ideologia" querem fazer-nos crer que não há alternativas...
Mas o 25 de Abril não tem dono. Não é mais de uns que de outros. É de todos aqueles que acreditam que a construção de um mundo melhor é possível. Sendo assim, não há hipocrisia nenhuma em recordar Zeca Afonso e a canção que imortalizou a data.
Etiquetas: canção, revolução, zeca afonso
4 Comments:
Pois é! Estamos num capitalismo "sem ideologias". Sem dúvida que se trata de uma consequência de vivermos governados por partidos "sem ideologia".
Vivam os partidos com ideologia. Viva PNR, Viva O PCP, Viva o BE, Viva o MRPP, Viva o POUS, Viva a Ideologia.
Agora só falta ser consequente nas próximas eleições.
Não é?!
insone: claro que o teu silogismo é simplista e não sei se irónico. Entre os chamados "partidos do poder" há gente que ainda acredita em ideologias.Todos esses partidos que referes, para mim, são partidos, sobretudo, de protesto, marginais. E têm em comum um contra: todos eles, se um dia alcançassem o poder, deixariam de lado um pressuposto essencial: a liberdade.E contra isso, lutarei.
Vitor, não merecem eles o benefício da dúvida? Naturalmente excluo o PCP social-fascista, que sempre defendeu regimes que não praticam a liberdade de expressão, como é sabido. Não me parece sensato meter todos no mesmo saco.
Eu, que não sou de direita, penso ser capaz de distinguir quem de entre os partidos coservadores é pelas liberdades e quem as quer esmagar... Acredito mesmo que há sectores nos 2 principais partidos de direita que são mais democráticos do que o partido xuxialista que nos (des)governa.
Quanto à Grândola, aplaudo o teu bom gosto e sensibilidade democrática.
Oh Caramelo Social-Fascista és tu!!!!
Enviar um comentário
<< Home