25.4.07

25 de Abril

Passa hoje mais um aniversário do 25 de Abril. Mais um, dirão muitos. Não penso assim. É um dia importante demais para ser esquecido. Porque trouxe essa coisa "insignificante" chamada liberdade; porque permitiu uma melhoria significativa dos níveis de bem estar a uma boa parte da população; porque hoje um capitalismo selvagem e governos "sem ideologia" querem fazer-nos crer que não há alternativas...
Mas o 25 de Abril não tem dono. Não é mais de uns que de outros. É de todos aqueles que acreditam que a construção de um mundo melhor é possível. Sendo assim, não há hipocrisia nenhuma em recordar Zeca Afonso e a canção que imortalizou a data.

Etiquetas: , ,

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Pois é! Estamos num capitalismo "sem ideologias". Sem dúvida que se trata de uma consequência de vivermos governados por partidos "sem ideologia".
Vivam os partidos com ideologia. Viva PNR, Viva O PCP, Viva o BE, Viva o MRPP, Viva o POUS, Viva a Ideologia.
Agora só falta ser consequente nas próximas eleições.
Não é?!

25/4/07  
Blogger Vítor Amado said...

insone: claro que o teu silogismo é simplista e não sei se irónico. Entre os chamados "partidos do poder" há gente que ainda acredita em ideologias.Todos esses partidos que referes, para mim, são partidos, sobretudo, de protesto, marginais. E têm em comum um contra: todos eles, se um dia alcançassem o poder, deixariam de lado um pressuposto essencial: a liberdade.E contra isso, lutarei.

25/4/07  
Anonymous Anónimo said...

Vitor, não merecem eles o benefício da dúvida? Naturalmente excluo o PCP social-fascista, que sempre defendeu regimes que não praticam a liberdade de expressão, como é sabido. Não me parece sensato meter todos no mesmo saco.

Eu, que não sou de direita, penso ser capaz de distinguir quem de entre os partidos coservadores é pelas liberdades e quem as quer esmagar... Acredito mesmo que há sectores nos 2 principais partidos de direita que são mais democráticos do que o partido xuxialista que nos (des)governa.

Quanto à Grândola, aplaudo o teu bom gosto e sensibilidade democrática.

25/4/07  
Anonymous Anónimo said...

Oh Caramelo Social-Fascista és tu!!!!

26/4/07  

Enviar um comentário

<< Home