19.1.08

Morreu Bob Fischer, lenda do Xadrez


Morreu, na Islândia, o antigo campeão mundial de Xadrez, Bobby Fischer. Nascido em 1943, nos Estados Unidos, cedo se distinguiu pelo génio e imprevisibilidade que deu ao seu jogo. Considerado um dos grandes génios deste jogo, operou uma verdadeira revolução nos conceitos estratégicos e tácticos nos tabuleiros de xadrez, sabendo usar também, como poucos, as fragilidades psicológicas dos adversários. Conseguiu o almejado título de campeão do mundo em 1972, frente ao soviético Boris Spassky. Esta vitória ultrapassou o pequeno círculo dos amantes deste jogo para ganhar contornos políticos devido ao ambiente de guerra fria que se vivia então.
Rebelde como era, não aceitou as regras da federação internacional de xadrez, vindo a perder o título em 1975.
Politicamente empenhado, foi persona non grata no seu próprio país, por ter desrespeitado a proibição de viajar para a antiga Jugoslávia. Actualmente vivia na Islândia, em Reiquejavique, cidade onde obtivera o título de campeão do mundo.

Enquanto estudante em Coimbra, dediquei-me à prática do xadrez, tendo sido frequentador assíduo e dirigente da secção de xadrez da Associação Académica. Em tardes e noites intermináveis, eu e muitos dos meus antigos companheiros, dedicámos muito do nosso tempo a analisar e comentar as jogadas deste grande mestre que agora nos deixou.
Como tributo, deixo este video que nos faz recuar ao ano de 1972 quando obteve o título mundial.

Etiquetas:

0 Comments:

Enviar um comentário

<< Home