A Frase
"O vício inerente ao capitalismo é a distribuição desigual dos bens. O do socialismo é a distribuição por igual das misérias."
Winston Churchill
Etiquetas: A frase, Pensamentos
9 Comments:
O que dizer?
Quanto mais conheço a direita, mais vejo semelhanças com a esquerda.
A tendência central é apenas a admissão de que ambas - em diferentes termos - são a mesma coisa
^_^
E como o pensamento se mantém actaul, tantos e tantos anos depois...
;o)
Boa semana
Boa semana.Beijo
Churchill sabia do que falava
Pensamento profundo o de Churchill sem dúvida. terá ele dito algo acerca dos discursos inflamados - escritos antes da guerra - sobre a defesa do extermínio de judeus?!
Bom, de qualquer forma, é certo que infelizmente as linhas claras que dividiam os dois lados do espectro político se desvanceram. "Um mundo novo procura-se" é uma esperança em que ainda acredito. Suprimidos os partidos políticos e criados movimentos de cidadãos.
Abraço
Falava bem...beijo fantasma
Chavões. Chavões é que o é. Chavões de quem ou não sabe o que diz/escreve ou sabe mas manda bitaites para iludir (e, pelos vistos, consegue). A confusão que por aqui vai! -- entre socialismo e algo-assim-como-a-ex-URSS.
O ponto é este: pega-se, teoricamente, no capitalismo e a frase aplica-se-lhe; pega-se, teoricamente, no socialismo (tal como o teorizaram Marx, Engels e até Lenine) e a frase não tem nada que ver com ele. Uma prática (ou várias) que contrarie(m) esses princípios só prova(m) que quem agiu como se sabe não agiu de acordo com os princípios do socialismo.
nb (desnecessária. Mas nunca se sabe...): obviamente, quando aqui se fala de socialismo, não há qualquer referente que possa aproximar-se da social-democracia do partido chamado socialista.
a questão é que não é no meio que está a virtude!
E se a velha dicotomia está um tanto desgastada as diferenças de paradigma permanecem..
E, como não há éticas de renúncia e só se calam uns valore spara se promoverem outros... continuo a preferir uma abordagem solidária da vida em vez de caridosa...etc etc
O que me incomoda são as paragens no tempo que certas organizações fizeram...
E em que é que ficamos? A dúvida persiste.
Um abraço
Enviar um comentário
<< Home