21.10.09

As tonterias de Saramago

Não tendo podido participar no "Fórum" TSF, venho expressar a minha opinião pessoal sobre as declarações proferidas por Saramago acerca da Bíblia:
1- É triste que Saramago tenha de recorrer ao insulto e à calúnia para publicitar um livro o que, desde logo, define um carácter, atitude, de resto, igual à do amigo Gunter Grass, e aproveitada pelos "media" para amplificar o pseudo-debate.
2- Saramago revela ignorância e utiliza métodos intelectualmente desonestos ao misturar "Bíblia" com Antigo Testamento, Novo Testamento e, pasme-se, cúmulo da má formação, com o "Al Corão"!!!
3- Saramago é um homem ressentido e frustrado; depois da queda da URSS, enveredou pelos insultos e calúnias à ICAR. Devia estar calado: stalinista convicto, sempre defendeu os campos de concentração soviéticos onde foram massacrados milhões de seres humanos.Nunca se lhe ouviu uma palavra de condenação dessa barbárie! Conta, mais uma vez, com a colaboração dos "media" que não lhe perguntam nada sobre essa defesa da selvajaria.
4- Saramago esquece, mais uma vez deliberadamente, que Cristo e o Novo Testamento foram a maior revolução da História da Humanidade, ao decretar que todos os seres humanos são iguais, que se deve perdoar e até amar os inimigos ( e há muitos exemplos destes na História do Cristianismo!).
5- Saramago esquece também, e deliberadamente, que a ICAR é a maior Instituição de apoio aos Seres Humanos escorraçados pela sociedade, sejam os "dalits" na Índia (exemplo de Madre Teresa- cujo aniversário da morte foi vergonhosamente censurado nos "media"- e milhares de seguidores) sejam os sem-abrigo, sejam os doentes profundos, sejam as doenças tradicionais em África ou Ásia, enfim, exemplos infindáveis.
6- É inacreditável que a discussão "esqueça", também deliberadamente, as ideias e comportamentos censórios de Saramago ( ou pensam que nos esquecemos dos tempos em que foi subdirector do DN...) que lhe retiram autoridade moral para falar sobre o que quer que seja.
Não é uma questão de liberdade de expressão: Saramago sempre a teve, e bem amplificada!!! É uma questão de imparcialidade, objectividade e respeito pelos ouvintes/leitores.

Etiquetas: ,

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

QUERIDO, BEM VINDO!!!!!!!!!!!
VAIS CONTINUAR? OU VAMOS ESPERAR A TUA DISPOSIÇÃO?

27/10/09  

Enviar um comentário

<< Home