27.3.08

De Como o Iraque (não) Salvou a China

Um milhão e duzentos mil mortos: é o resultado da invasão e ocupação do Tibete pelo regime comunista Chinês, segundo a Secção Portuguesa da Amnistia Internacional, nos últimos 50 anos.
Com o início do aumento da contestação à ocupação, neste mês de Março, este blog deu de imediato notícia do facto.
A comunicação social portuguesa foi, na Europa, das que menos realçou e explicou o que estava em causa.A revista de imprensa do insuspeito "Euronews" mostrava como os jornais europeus colocavam notícias e fotos em destaque na primeira página e os "nossos" punham umas linhas escondidas que remetiam para as páginas interiores!
A contestação, entretanto, transformou-se numa bola de neve, a repressão tornou-se mais violenta e pública: a nossa comunicação social viu-se obrigada a dar o realce devido.
Nervosos, incomodados,desesperados( é um dogma considerar os comunistas defensores da democracia e liberdade!!!) os jornalistas portugueses (e sectores políticos de esquerda) entraram em pânico: podia lá ser, os comunistas chineses serem tão imperialistas e assassinos! E procuravam deitar as culpas para a violência dos contestatários!
( O livro de pesquisa histórica "MAO A História Desconhecida", de Jung Chang, aponta para 70 milhões de mortos causados por MAO).
Mas eis que os nossos corajosos e imparciais jornalistas-acompanhados pelos políticos- encontraram uma bóia de salvação: a invasão do Iraque!
E começaram logo pela cimeira dos Açores para tapar por mais uns dias as atrocidades comunistas chinesas. Trataram de encher TVs, rádios e jornais com a mítica data de 5 anos!
Esquecem propositadamente que o governo Iraquiano actual foi eleito por grande número de Iraquianos-apesar das ameaças de atentados- e que, por sua iniciativa, pediu à ONU a continuação das tropas internacionais para fazer frente à violência tribal/étnica.
Mas o grito de liberdade dos tibetanos ecoou pelo mundo inteiro; e vai perdurar até à data dos Jogos Olímpicos, pelo menos.
Todos os dias há activistas que denunciam o genocídio dos tibetanos, prevendo-se que acompanhem a chama olímpica até Pequim.
A China reagiu pela cartilha do marxismo-leninismo: violência sobre os manifestantes até à morte; censura do You Tube, do Yahoo; cerco militar do Tibete.
E a nossa hipócrita e doentia comunicação social, convencida de que influencia o Mundo, continua a branquear as barbaridades chinesas. Coitados!
Obcecados com a Palestina e o Iraque, pois apreciam os atentados que façam sangue, vão ter que aturar o "Free Tibet" durante meses!
Eles e os "progressistas"de sarjeta que enxameiam a nossa política.

Etiquetas:

5 Comments:

Blogger Zé Carlos said...

Obrigado Osátiro, pela visita transatlântica.
Um abraço.

27/3/08  
Blogger Ângela said...

Lindo, lindo foi assistir ontem à argumentação do PCP para votar contra um voto proposto pelo CDS-PP relativo a esta questão do Tibete.
Por segundos achei que repetiriam aquela pérola da nossa vida partidária que foi o Bernardino Soares ter considerado o regime da Coreia do Norte como uma democracia exemplar... Mas o sentido foi o mesmo!
Mas (há sempre um mas...), também tenho de concordar com o que o Pacheco Pereira disse ontem na quadratura do círculo, ie, as coisas têm que ser vistas com olhos de ver. E, nesta matéria como em tudo, não há só preto e branco. De facto, no Tibete há muitas tonalidades de cinzento que dão a toda a situação um contorno muito difícil de definir... Infelizmente para todos aqueles que já foram vítimas dessa situação...

27/3/08  
Blogger Cecília Borges said...

Hu Jintao precisa acabar com essa repressão e começar a dialogar. Utopias à parte, achei válida a petição que pode ser assinada aqui http://www.avaaz.org/en/tibet_end_the_violence/

Não custa nada, custa?

Um beijo!

27/3/08  
Blogger osátiro said...

Zé Carlos, lá voltarei.
Abraço.

27/3/08  
Blogger osátiro said...

Olá Ângela.
Sim de facto o JPP tem alguma razão.
Mas em 50 anos quase todos os países do Mundo evoluíram imenso(a Coreia do Sul é o exemplo + flagrante), e poucos tiveram uma repressão tão brutal...
E o desenvolvimento do Tibete é recente e com a exploração ´selvagem típica do "desenvolvimento" chinês...

27/3/08  

Enviar um comentário

<< Home