11.3.07

Memórias...




Populares armados à porta do Regimento de Infantaria de Lisboa.






Faz hoje 22 anos que se deu o chamado "11 de Março". Em tempos de revolução, foi um dia negro na democracia, então ainda jovem, em Portugal. O Partido Comunista, apoiado por elementos das Forças Armadas, nomeadamente essa figura trágico-cómica que foi Vasco Gonçalves, uns grupelhos de extrema-esquerda, apoiados por Otelo, tomaram de assalto o Poder.
  • Nacionalizaram quase tudo, desde bancos, jornais, rádios e televisão, telecomunicações, seguros...


  • Sanearam todos aqueles que lhes faziam frente. Ler os editoriais de José Saramago, no Diário de Notícias, mostra è evidência, os objectivos persecutórios desta gentalha;


  • Acusaram e prenderam pessoas sem provas, sem julgamento, apenas por perseguição política;


  • Ameaçaram meter os "fascistas"no Campo Pequeno;


  • "Armas para o Povo", era o slogan para aterrorizar tudo e todos;


  • Sedes de partidos políticos como o CDS e PSD foram assaltadas e o material saqueado é queimado na rua;


  • Por esta altura, a Assembleia da República é cercada. Os deputados do PS, PSD e CDS, após horas de cerco, conseguem sair do edifício e são insultados e agredidos. Os do PCP são aclamados.


  • Álvaro Cunhal e os seus acólitos proclamam que a democracia parlamentar não teria lugar em Portugal;

Muitos outros factos se poderiam referir. O País esteve à beira da guerra civil, o medo espreitava a cada esquina...

A história não deve nem pode ser esquecida. E esta página negra muito menos. Por mim nunca será.

Etiquetas: ,

30 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Teve medo? Eu nunca tive e tinha 21 anos, é possível que algumas pessoas não soubessem bem o que queriam e os que ainda não sabiam o que era ser explorado é natural que tivessem receio de levar a tal injecção por detrás da orelha, quem já trabalhava à meia duzia de anos estava preparado para enfrentar tudo.... a diferença deve estar ai. Além de podermos falar...às vezes... que mais temos?e foram os comunistas que tiraram? olhe que não, os governos que temos tido é centro direita.. e ... Direita e vice-versa quando muda. Esperemos por dias melhores.

11/3/07  
Blogger Bife com batatas fritas said...

Foram uns mauzões.
Um ano antes não havia ninguém detido sem provas, nem por perseguição política. Um ano antes ninguém era saneado se não concordasse com a política oficial, um ano antes o povo tinha liberdade para insultar os deputados, um ano antes não havia nem uma sede de partido queimada,um ano antes a economia era a mais aberta da Europa. Um ano antes não existiam slogans para aterrorizar o povo. Uns meses depois também não se queimou nenhuma sede do PCP.
Apoio o que saiu do 11 Março? Não! Mas perante o que existia um ano antes, valeu a pena. Foi uma consequência de muitos factores que se acumularam e que provavelmente, naquele momento, não permitiriam outro caminho. E não creio que as dificuldades que se seguiram tenham advido do 11 de Março. Houve nesse período apoios sociais e criação de muitas infraestruturas básicas para pessoas e populações que viviam na miséria e sem qualquer qualidade de vida. Isso criou problemas às finanças públicas? Talvez, mas valeu a pena.

11/3/07  
Anonymous Anónimo said...

O que aconteceu no pós-25 de Abril foi o resultado de 48 anos de ditadura, acho. Revanche esquerdista inevitável mas felizmente não sangrenta. Repetir-se-ia hoje?
Duvido!
Durão Barroso e P Pereira, entre muitos outros, mudaram-se para a direita e o 1º até foi para bruxelas chefiar o neo-liberalismo europeu...
Restam poucos "duros" e mesmo esses vão desaparecendo, que da lei da morte natural ninguém se safa...
Parece-me sensato pensar que a história, mal ou bem está assim feita. Agora trata-se de mandar sócrates de volta para a covilhã ...

11/3/07  
Blogger martim de gouveia e sousa said...

resta reflectir agora sobre a bondade dos "regimentais" e, já agora, sobre a desaparição do medo... abraço desperto.

11/3/07  
Anonymous Anónimo said...

medo?! oh!... o vítor amado alguma vez teve medo?! medo de quê?!... o povo?! as sedes dos partidos?! álvaro cunhal?! os acólitos?! Isto são chavões... (ainda estou à espera de que o psd volte ao poder para o vítor amado aplaudir medidas semelhantes, ou piores, às que estão a ser tomadas agora. Como aconteceu com o Cavaco e a Manuela Ferreira Leite. Belas coisas havereis de verdes...).

Oh!...

12/3/07  
Anonymous Anónimo said...

Ó Vítor, não me leve a mal que lhe diga isto, mas você tem ar de quem não entendeu nada do que se passou. Palavra de honra que tem! Palavra de honra!

12/3/07  
Blogger Vítor Amado said...

anónimo:não gosto,desde há muito,e tenho reafirmado publicamente, de dividir as pessoas em direita/esquerda, conceito redutor e com mais de 1 século! Mas aceiemo-lo por uma questão prática. Não temos sido só governados pelo que tu chamas "direita". Então os governos PS são de que área? ou só quando fazem políticas de que a esquerda não gosta é que são de direita? Sem querer entrar em grande polémica, agora, pergunto: as asneiras e disparates que se fazem em política são só de direita?
Quer dizer, o PS ganha as eleições contra a direita, vai para o governo...faz asneira...passa a ser de direita. Assim ,não custa nada ser de esquerda nem fazer autocrítica!Mais: há muito considero que no século XX houve uma ideologia totalitária e repressiva que, desde o início, se assumiu como tal: o nazismo/fascismo; uma outra de cariz semelhante e sinal contrário foi o comunismo, o maior embuste do século. Em que países o PC tem implantação? Basta ver a força dos partidos comunistas pelos países com melhor nível de vida...espanha, frança, inglaterra, suécia, noruega, luxemburgo, suiça, holanda, bélgica...etc...

bife:quem disse que antes não havia presos sem culpa formada? No meu texto vê-se alguma frase que defenda o regime anterior ao 25 de Abril?? Ou voltamos ao antigamente: quem não é por nós é contra nós?? No meu texto não se diz isso...agora quem dizia e lutava contra esse tipo de arbitrariedade fez o mesmo.
Quanto à melhoria das infraestruturas, isso é verdade...mas não foi exclusivo desse período, prolongou-se por muitos mais anos.

vitorm: ainda houve algum sangue, pouco...mas houve.

martim: não se defende e justifica um "mal",comparando-o com outro "mal", se bem que menor.

obrigado pelos comentários.
abraço

12/3/07  
Blogger Vítor Amado said...

vasco gonçalves: então, prova-me, com factos, o contrário.

12/3/07  
Blogger Vítor Amado said...

toino do campo: chavões??? consulta a imprensa do tempo...e vais ver quem usou e abusou dos chavões. Quanto ao medo, tive...
nessa tarde do 11 de março, ia calmo e serenamente para um café, em moimenta da beira, quando um grupo "dessa gente" embriagado com os discursos dos revolucionários de então saca das bandeiras e começa a dar em quem sabia não ser da cor deles.
Quanto a Cavaco, ainda vou ver e ouvir muito boa gente que dizia e diz cobras e lagartos do homem, "fechar os olhos e pôr a cruz" no boletim de voto. O mesmo aconteceu com Mário Soares, quando Cunhal fez o mesmo.
abraço.

12/3/07  
Blogger Conde Nado said...

VA,confessa agora que já passram tantos anos. No dia 11 de Março, em Moimenta, à tarde, sem fazeres nada, a caminho do café, só poderias ser um perigosíssimo contra-revolucionário em manobras de sabotagem, a tentar subverter a revolução.
Podes confessar!

12/3/07  
Blogger Vítor Amado said...

claro...não apanhei foi um conde. É claro que eu só conspirava...coitadinhos dos comunas...sempre tão amigos do povo.

12/3/07  
Blogger Conde Nado said...

Vitor, os comunistas não são amigos do povo. Eles são o Povo.

12/3/07  
Blogger pn said...

ó VA

má digestão?
o pankreoflat dá uma mão!

calme toi, mon gars, mais quel frisson!

12/3/07  
Blogger Vítor Amado said...

Conde: não me faças rir...para tão nobre criatura quanta confusão nessa cabeça.

12/3/07  
Blogger Conde Nado said...

Não há confusão
Os comunista não são o clero, os comunistas não saõ a nobreza, os comunistas também não são a burguesia; por exclusão de partes são o povo.

12/3/07  
Anonymous Anónimo said...

É espantoso como + d 30 anos após o 11 de Março ainda haja TÓTÓS de sociologia política a defender aquilo k foi o assalto mais forte de tomada de poder pelos stalinistas!!!
Até militares do MFA viram o descalabro k o país tomava e forçaram o desvio do PREC(k nome tão feio!)
Ó seus idiotas, lembram-se do Grupo dos NOVE chefiado por VASCO LOURENÇO e MELO ANTUNES???
E o célebre documento em k propunham a demissão do paranóico Vasco???
E não foram estes militares a base da reacção ao 25 Novembro, tentativa desesperada dos stalinistas de recuperarem o poder perdido???
Sóis mesmo patetinhas!

12/3/07  
Anonymous Anónimo said...

OH PÁ IDIOTA ÉS TU!!!!MAIS RESPEITINHO PELAS IDEIAS DE CADA UM.
E FOI NO TEMPO DO VASQUINHO QUE OS TRABALHADORES TIVERAM MELHOR NÍVEL DE VIDA, NÃO DEVES SABER O QUE É SER EXPLORADO E MAL PAGO.

12/3/07  
Anonymous Anónimo said...

E não foi Mário Soares k pediu no célebre comício da Fonte Luminosa em Agosto d 1975 a demissão do aprendiz de Stalin e moço de recados do imperialismo soviético Vasco???
E a seguir não se fez um Governo sem o PCP, K LEVOU AO DESESPERO DO 25 NOV.?
Chega de tanta idiotice, seus tótós!
E não foi a destruição da economia, com ocupações sevagens de empresas k ficaram falidas, k levou à delapidação das reservas acumuladas no Estado Novo, e ao acordo com o FMI feito por Mário Soares em 1977???
E não foram essas empresas depois nacionalizadas, falidas, k consumiram os impostos do povo( claro k vós não)e levaram Mário Soares a fazer novo acordo com o FMI em 1983???
Os governadores do Banco de Portugal da altura(Jacinto Nunes e Siva Lopes) não disseram e dizem k as reservas de ouro e divisas para pagar as importações de tudo( as nossas empresas deixaram de produzir) às vezes não davam para mais k 1 dia???
É por haver idiotas como os defensores do 11 Março k Portugal nunca mais sai do fundo da Europa.

12/3/07  
Anonymous Anónimo said...

E o pobre do Conde é que anda confuso!!!!ai Sr V.A nunca pensei que fosse tão anti-comunista.... não comemos ninguém e respeitamos os que pensam de maneira diferente, mas mais uma vez lhe digo "entre o PS e o PSD a diferença não se vê".

12/3/07  
Anonymous Anónimo said...

Pois é no tempo do Vasco ainda havia a "pesada herança" em ouro e divisas do Estado Novo!
Perguntem a qualquer econimista k se preze( Siva Lopes por exe.) o k foi a gestão económica do Vasco!!!
Os comunistas são o povo?Ainda acreditas nisso?AH CLARO, por isso é k brutalmente explorados na china do Partido Comunista, Vietname, Coreia do Norte-onde ter uma bicicleta é luxo- e q Odete Santos e Bernardino Soares consideram uma democracia!!!

12/3/07  
Anonymous Anónimo said...

Não sai do fundo da Europa Sr Vladimir porque quem continua a fugir aos impostos são os donos das empresas e são eles que de maneira muito astuciosa as levam à falência e vá chamar tótós e patetas a esses que defende!!!Que triste deve ser Vossa Excelência....... e convencido!!!!!

12/3/07  
Anonymous Anónimo said...

Não confunda Portugal com China e Coreia!!!!! pode ser que assim o consiga entender.

12/3/07  
Anonymous Anónimo said...

E as listas de pessoas a abater no 11 de Março?
E o caso do militante do pcp k desmaiou antes de saber k os stalinistas tinham ganho, e no bolso tinha uma lista dessas? Isso foi no norte do distrito de Viseu...

12/3/07  
Anonymous Anónimo said...

COPCON mandatos de captura em branco, perseguições sevagens(Saramago no DN, por exe.)ocupações dos jornais( República, por exe.)etc. todo um ambiente de coacção, cópia dos métodos leninistas, stop(S) nas estradas, etc.
E ainda se gabam de ser democratas!

12/3/07  
Blogger Padre Lúcio said...

Caríssimos
Como tantos se arrogam defensores daquilo que não fizeram.
A longa de noite de trevas apenas foi evitada porque a Igreja se manteve acordada. É à Igreja, aos seus fieis e às orações feitas à Virgem que se deve a salvação de Portugal.
Que a paz vos una a todos.

12/3/07  
Anonymous Anónimo said...

Oh Sr Padre Lúcio "se é que o é" não me faça rir, a Igreja esteve sempre sentada ao lado do Poder e foi um dos factores que contribuíram para o atraso do nosso Povo em todas as vertentes. Que o senhor Jesus lhe deixe ver o caminho!!!!!!!!

12/3/07  
Blogger Vítor Amado said...

Depois de me chamarem anti-comunista, agora, depois de ouvirem "Os fuzilamentos de Goya", vão chamar-me fascista. Enfim...Há quem não entenda o que significa a palavra "LIBERDADE".

12/3/07  
Anonymous Anónimo said...

Sr PN Propaganda por propaganda em vez de Pankreoflat eu recomendo Combizym, ajuda mais a nossa Industria e quem nela trabalha :)))))

12/3/07  
Blogger Amenophis said...

Para melhor se entender o significado da palavra liberdade há um poema de Miguel Torga, por sinal escrito em 1975, que explica onde está a liberdade. Intitula-se Liberdade e está no Diário XII.

12/3/07  
Anonymous Anónimo said...

Os atrasos de Portugal devem-se à destruição da economia no pós-11 Março, como realçam todas as organizações internacionais e os economistas portugueses que estiveram no BP ou MF.
Quanto ao atraso secular,essa dá para rir com tanta ignorância feita de lavagem ao cérebro: então Portugal, COM OS DESCOBRIMENTOS, não era dos países mais desenvolvidos do Mundo???E até às invasões Francesas?E no séc. XV e XVI não tivemos os melhores cientistas do Mundo(Pedro Nunes, por exe.?).Como é que chegamos`à India???
Tanta ignorância até mete dó!!!

13/3/07  

Enviar um comentário

<< Home