6.4.07

A Paixão de Cristo

Levavam ainda dois malfeitores para serem executados com Jesus. Quando chegaram ao lugar chamado Calvário,crucificaram-n’O a Ele e aos malfeitores, um à direita e outro à esquerda.
Jesus dizia: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem.
Depois deitaram sortes, para repartirem entre si as vestes de Jesus. O povo permanecia ali a observar.Por sua vez, os chefes zombavam e diziam: Salvou os outros: salve-Se a Si mesmo, se é o Messias de Deus, o Eleito.
Também os soldados troçavam d’Ele; aproximando-se para Lhe oferecerem vinagre, diziam: Se és o Rei dos judeus, salva-Te a Ti mesmo.
Por cima d’Ele havia um letreiro:«Este é o Rei dos Judeus».
Entretanto, um dos malfeitores que tinham sido crucificados, insultava-O, dizendo: Não és Tu o Messias?Salva-Te a Ti mesmo e a nós também.
Mas o outro, tomando a palavra, repreendeu-o: Não temes a Deus, tu que sofres o mesmo suplício?Quanto a nós, fez-se justiça, pois recebemos o castigo das nossas más acções. Mas Ele nada praticou de condenável. E acrescentou: Jesus, lembra-Te de mim, quando vieres com a tua realeza.
Jesus respondeu-lhe: Em verdade te digo: Hoje estarás comigo no Paraíso.
Era já quase meio-dia, quando as trevas cobriram toda a terra, até às três horas da tarde, porque o sol se tinha eclipsado. O véu do templo rasgou-se ao meio.
E Jesus exclamou com voz forte: Pai, em tuas mãos entrego o meu espírito.
Dito isto, expirou.Vendo o que sucedera, o centurião deu glória a Deus, dizendo: Realmente este homem era justo.
E toda a multidão que tinha assistido àquele espectáculo, ao ver o que se passava, regressava batendo no peito.Todos os conhecidos de Jesus, bem como as mulheres que O acompanhavam desde a Galileia, mantinham-se à distância, observando estas coisas. Havia um homem chamado José, da cidade de Arimateia, que era pessoa recta e justa e esperava o reino de Deus.Era membro do Sinédrio, mas não tinha concordado com a decisão e o proceder dos outros. Foi ter com Pilatos e pediu-lhe o corpo de Jesus. E depois de o ter descido da cruz, envolveu-o num lençol e depositou-o num sepulcro escavado na rocha, onde ninguém ainda tinha sido sepultado. Era o dia da Preparação e começavam a aparecer as luzes do sábado. Entretanto, as mulheres que tinham vindo com Jesus da Galileia acompanharam José e observaram o sepulcro e a maneira como fora depositado o corpo de Jesus. No regresso, prepararam aromas e perfumes. E no sábado guardaram o descanso, conforme o preceito.
Evangelho de S. Lucas, in Novo Testamento

Etiquetas:

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Ai Jesus! coitado! tanto sangue! tanta cruz!...

(ó VA, não é assim que se cita a Bíblia! ;-))

9/4/07  
Blogger Vítor Amado said...

Bom dia, toino.
O excerto é uma narrativa da morte de Cristo e faz parte de uma das leituras da liturgia de sexta-feira santa. Por ser longo, apenas trnscrevi uma parte.A Bíblia transcreve-se como outro texto qualquer. Um cristão entende o significado da passagem.

9/4/07  

Enviar um comentário

<< Home