15.6.07

O Aeroporto

Regressou em força o debate sobre a localização do novo aeroporto. Depois da posição aparentemente irredutível do governo, nomeadamente do seu Ministro dos Transportes e Comunicações, aceitou-se a abertura do debate e a hipótese de outras localizações que não a OTA. Longe de mim entrar numa discussão técnica, mas não posso deixar de referir dois ou três pontos.
  • Não entendo a obsessão de alguns comentaristas e políticos em quererem saber quem pagou um estudo preliminar, encomendado pela CIP, sobre a localização em Alçcochete. Se há interesses económicos na construção do aeroporto, seja em que local for, esses parecem-me mais evidentes na hipótese OTA. Aqui, os terrenos são privados, na margem sul, são maioritariamente públicos;
  • Segundo os vários estudos realizados, os terrenos da OTA apenas permitirão duas pistas no futuro aeroporto, com um prazo de utilização de cerca de vinte anos. Parece-me muito pouco para os dinheiros que serão investidos;
  • A insistência do aeroporto na OTA, com a construção e gestão a pertencerem a grupos privados, estará relacionada com a privatização da ANA, empresa de capitais públicos, lucrativa, responsável pela gestão do tráfego aéreo , em Portugal. Gato escondido com rabo de fora?

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