28.1.08

Avaliação de professores (V)

O ministério da educação cumpriu: por volta das 23.30 h da passada sexta-feira, publicou, no seu sítio, as fichas de avaliação de desempenho dos professores. Mas, como diz o povo, aquilo que nasce torto tarde ou nunca se endireita. Este processo tem sido alvo de várias críticas e cinjo-me, hoje, a alguns aspectos de carácter mais formal. Apreciações mais substantivas ficarão para um próximo comentário.
- O primeiro prazo para as escolas produzirem os instrumentos de avaliação foi adiado pelo próprio ministério. Seria de vinte dias, a contar de 10 de Janeiro, de acordo com o dispositivo legal.
- Era suposto as fichas de avaliação serem publicadas em Diário da República. Foram-no, conforme se referiu, na página da internet do ministério;
- O anunciado conselho científico para avaliação dos professores deveria pronunciar-se sobre as citadas fichas. Encontrando-se apenas nomeada a sua presidente, foi-lhe delegada competência por secretário de estado. Fica, portanto, com o poder que deveria ser exercido pelos vinte e um membros do conselho;
- Os sindicatos do sector não foram ouvidos.
O ministério, no seu afã de produzir trabalho, escolhe caminhos de duvidosa legalidade. Arrogante como é, fica imune a críticas e até se dá ao luxo de apelidar de "professorzecos" todos aqueles que, nas escolas, no dia a dia, dão o melhor de si a quem efectivamente devem dar, os alunos.

Etiquetas: , ,

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Infelizmente, as pessoas estão deixando de valorizar dois personagens de prima importância para o nosso crescimento saudável...a família, quase em extinção, e os professores que estão sendo desvalorizados, humilhados, privados dos seus verdadeiros valores.
O homem esquece que somos a somatória do que trazemos mais o que aprendemos, sendo assim temos que dar uma melhor qualidade de vida aos nossos mestres, para que eles possam nos ensinar com mais qualidade também.
O homem nasce com sua inteligência, mas precisa dos professores, para estimulá-la.

30/1/08  
Blogger vida said...

Infelizmente, as pessoas estão deixando de valorizar dois personagens de prima importância para o nosso crescimento saudável...a família, quase em extinção, e os professores, que estão sendo desvalorizados, humilhados, privados dos seus verdadeiros valores.
O homem esquece que somos a somatória do que trazemos, mais o que aprendemos, sendo assim, temos que dar uma melhor qualidade de vida aos nossos mestres, para que eles possam nos ensinar com mais qualidade também.
O homem nasce com sua inteligência, mas precisa dos professores para melhor estimulá-la.

30/1/08  
Anonymous Anónimo said...

ando muito irritada e terei muita coisa para dizer. hoje não é o melhor dia.

apenas penso no que seriam estes e outros senhores, da política e não só, se não fossem os ditos professorzecos...

dm

31/1/08  

Enviar um comentário

<< Home