4.1.08

Mulher coragem

Já mais que uma vez, aqui fiz referência à qualidade das crónicas que Ferreira Fernandes assina no DN. Hoje deixo mais este exemplo, onde ele enaltece a coragem desta mulher cubana. Os ditadores também se abatem. Pela escrita.
"Dei por ela na última do El País, com bela foto e o endereço do seu blogue (www.desdecuba.com/generaciony). Fui visitá-la, à cubana Yoani Sánchez. Divorciada, um filho de 12, ex-refugiada na Suíça mas regressada a Havana: "A vida não está noutra parte, está em outra Cuba." Aos 32 anos, diz pertencer à geração cínica. Houve os empolgados da revolução e os desencantados dela - a ela e aos trintões coube esperar sem ilusões. Dá passinhos em jeito de prova de vida, como o seu blogue, mas sem pretensões heróicas: "Se me dissessem: ou fechas o blogue ou vais para a prisão, fechava o blogue." Provavelmente a mais difícil das coragens é essa, sem gritos. Entretanto, continua a dar passinhos. No Natal, pôs no blogue a fotografia do irmão Adolfo (há cinco anos preso) e pôs a cadeira dele, vazia, no topo da mesa. O meio século de castrismo encontrou, enfim, o seu adversário - os resilientes. Contra Yoani, Fidel está irremediavelmente desarmado."

Etiquetas:

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

http://www.payolibre.com/presos.htm Aqui se pode ver a lista de alguns presos políticos cubanos, verdadeiros combatentes da liberdade, criminosamente esquecidos pelos insuportáveis "democratas", políticos e comunicação social, que controlam a opinião pública portuguesa e europeia.

4/1/08  

Enviar um comentário

<< Home