3.1.08

A força da Democracia

Começa hoje nos EUA a decisão dos Americanos de escolher o seu próximo Presidente que culminará, no dia 4 deNovembro, com a eleição geral.
Hoje realiza-se o caucus dos dois partidos no Iowa, em que os cidadãos discutem verdadeiramente as propostas dos candidatos: não se limitam a carregar em botão, discutem mesmo durante horas, em salas ou auditórios.
É um procedimento próximo da democracia directa e que faz a força de Democracia nos EUA.
Já Alexis de Tocqueville, em Da democracia na América, evidenciara as vantagens e as desvantagens da Democracia, sendo aquelas muito superiores.
Em que outro país do Mundo os cidadãos debatem entre si os temas da campanha, às vezes durante horas, depois de andarem kms, e, por fim, escolhem o que corresponde à sua vontade?
Sendo um dos Estados menos relevantes no espectro eleitoral Americano, isso não retira orgulho aos cidadãos do Iowa no seu caucus; de admirar ainda mais o facto de as temperaturas, actualmente, se situarem abaixo dos 10 graus negativos!
Como nota de rodapé,--porque o essencial é realçar o espírito de participação nos debates com total liberdade-- os favoritos no Partido Republicano são Mitt Romney e Mike Huckabee e no Partido Democrata Hillary Clinton e Barrack Obama.
Mas faltam, depois, os outros 49 Estados: e é da soma das decisões da União que nascem os principais candidatos à eleição de 4 de Novembro.

Etiquetas: ,

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Que há democracia interna, parece que sim.
Que o modelo de democracia americana possa ser imposto, pela força das armas, ao Iraque ou a qq outro estado, não me parece aceitável!
Não nutro qualquer simpatia pelos democratas (uma espécie de ps local, mais democrático seguramente), mas concedo que ficaria contente com a vitória quer de uma mulher, quer de um afro-americano.
Quanto a Bush, que vá dar tiros para trás dos arbustos, lá longe no seu belo rancho...
E que nos deixe em Paz!

3/1/08  
Anonymous Anónimo said...

A "democracia americana" foi imposta pela força das armas na Alemanha ex nazi, no Japão, na Itália pós Mussolini,etc, e parece que este facto é considerado positivo e muito apreciado pelas populações respectivas!
Há, de resto, grande hipocrisia quando se condenam os tiros de Bush no Iraque( não sem alguma razão...), quando esses paladinos da Paz se mantiveram criminosamente calados quando Saddam dava tiros a seu bel-prazer, envenenava águas dos rios curdos, gaseava xiitas e outras actividades nobres...

Sátiro

4/1/08  
Anonymous Anónimo said...

Esses "paladinos da paz" não estavam/estão calados. Sátiro, andas desatento!
Eles revoltam-se contra a situação no Darfur, no Quénia, as diatribes de Chavez ou a pena de morte nos USA...
O que esses "pacifistas" não aceitam é a imposição/exportação musculada de democracias, sejam elas à americana ou à Sócrates.

4/1/08  

Enviar um comentário

<< Home