5.3.08

Miguel Relvas e a Escola do século XIX...

A SIC-N tem um espaço de debate, de 2ª a 6ª feira, por volta das 21.30h, moderado por Mário Crespo. Num dos últimos programas, discutia-se o problema da educação em Portugal. O deputado Miguel Relvas, do PSD, invocando o exemplo do filho, afirmou que a Escola, em Portugal, vivia ainda no século XIX, e os alunos se sentiam, por isso, desmotivados. Acrescentou até que o seu filho era capaz de fazer três coisas ao mesmo tempo: jogar play-station, ouvir ipod e navegar na internet. Não sei que escola frequenta o progenitor-prodígio,mas o senhor Miguel Relvas é que deve estar mal informado. E dou-lhe o exemplo da minha Escola (sítio também disponível aqui ao lado):
- todos os professores, funcionários, alunos e encarregados de educação têm email próprio;
- todos possuem cartão electónico para pagar as despesas na Escola e comprar as refeições por via electrónica;
- a Escola dispõe de cerca de 200 computadores,com salas próprias para as aulas de Informática, e ligação à internet;
- salas específicas de Matemática e de Física-Química e Biologia, para apoio individualizado, com computadores e ligação à internet;
- em quase toda a Escola, pontos de acesso à internet por wireless;
- três quadros interactivos, a funcionar;
- sala multiusos para fins diversos;
- laboratórios de Biologia e de Física e Química razoavelmente equipados;
- biblioteca integrada na Rede Escolar de Bibliotecas, informatizada e com página on-line;
- serviço de Intranet que permite, entre outras coisas, a professores, alunos e encarregados de educação, acederem, em qualquer lugar e a qualquer hora, desde que disponham de internet, à caderneta virtual e estarem informados sobre o rendimento escolar dos alunos.
O senhor deputado faria melhor se evitasse declarações que dão uma imagem da Escola completamente desfasada da realidade e induza em erro quem o ouve.

Etiquetas: , ,

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

VA, até parece que a nossa escola é uma escola moderna e cheia de tecnologia... Tem alguma, mas dedicada a disciplinas técnicas como as de informática.
Diferente seria se em cada sala de aula pudéssemos usar um quadro virtual ou um projector de vídeo, sem ter que reservar o equipamento com 2 semanas de antecedência.
Digamos que poder prescindir do giz e
do quadro negro/verde, isso sim seria uma escola "à finlandesa" :-))

vitor m

5/3/08  
Blogger Vítor Amado said...

Mas mesmo com essas insufuciências,não é uma escola do século XIX.

5/3/08  

Enviar um comentário

<< Home