28.5.08

Mourinho e o Ferrari

Para espanto geral, Abramovitch ofereceu um Ferrari de centenas de milhar de € ao "special one".Como o José tinha sido despedido-embora com uma bruta indemnização- pelo Roman, esta dádiva causa estranheza.
Mas é sintomática das novas fortunas que se estão a formar na Rússia.
Claro que as receitas são dos preços astronómicos do crude petrolífero: em 1998( era de Yeltsin), o crude rondou os 10$ o barril; agora anda pelos 135$: foi aliás um dos pretextos-senão o principal- do golpe palaciano que colocou os ex-KGB no Kremlin liderados por Putin.
Os media, entretanto, deram uma imagem de corrupção dos tempos de Yeltsin.
Putin começou por perseguir e prender oligarcas que tinham o descaramento de criticar a sua política nos media-em especial, a destruição selvagem de cidades e aldeias tchechenas, tipo terra queimada, pelo exército Russo, para perseguir os terroristas da Al Qaeda.
Os media ocidentais fecharam os olhos: só viam o Iraque.
A política de perseguição aos oligarcas por fuga ao fisco é um embuste: os milionários que forem amigos ou neutros com Putin podem enriquecer à vontade.
Abramovitch é um deles; pode gastar milhões de € com o Chelsea, com vida de luxos capitalistas: se não tiver TVs, jornais ou rádios que critiquem Putin, nada lhe acontece.

Este blog vai publicar uma lista não exaustiva de jornalistas assassinados em circunstâncias estranhas desde que Putin chegou ao poder em 2002!

Kasparov, génio do xadrez, não sendo rico, foi perseguido como candidato presidencial e impedido de concorrer.
E é assim que as aberturas de Yeltsin no caminho da democracia estão a ser fechadas pele repressão tipo KGB!
Culpa para o Ocidente em geral, e Bill Clinton em particular, que não apoiaram o difícil e corajoso caminho de Yeltsin para a democracia.

Etiquetas: , , ,

1 Comments:

Blogger Rosarinho said...

Aqui está um bom blog para começar a seguir!
Parabéns pelos posts aliciantes!!

28/5/08  

Enviar um comentário

<< Home