14.9.08

Dicas Fitoterápicas - Abacaxi

Acredito que aqui vale ressaltar, que muito embora estejamos rodeados de concreto, o nosso alimento ainda é o nosso melhor remédio. Dê um carinho especial à sua alimentação, ela vai fazer o diferencial, na sua qualidade de vida, na sua saúde física e mental.
ABACAXI - Em tupi guarani "iva kati" quer dizer "iva" fruta, e "kati" cheirosa.
O abacaxi é uma fruta que pertence à família das bromeliáceas, é oriundo da América do Sul.
É rico em vitamina C, B1, B6, ferro, magnésio, cálcio, fósforo e fibras e outros.
Previne dores de garganta e resfriados, e é bom para a circulação sanguínea, por conter a enzima bromelina. A bromelina é uma enzima proteolítica, que tem a capacidade de atacar os tecidos decompostos, sem afetar os tecidos íntegros. Está presente em todas as partes da fruta, portanto a casca também pode ser utilizada.
Lave bem a casca do abacaxi e bata no liquidificador, até formar uma massa cremosa, esta massa pode ser usada como cataplasma, no tratamento de feridas externas de difícil cicatrização. Ou, se preferir, adicione água às cascas, bata no liquidificador, com algumas folhas de hortelã e adoce a gosto, de preferência com açúcar natural, é uma bebida refrescante, elimina impurezas, recomendada nas febres, e tem uma grande ação digestiva.
É antiviral, antibacteriano, um bom alimento para previnir a osteoporose e fraturas ósseas, ajuda também nas tosses produtivas.
Na culinária é usado para amaciar carnes, devido a grande quantidade de bromelina.
Não deixem passar em branco, esta dica tão útil... comam abacaxi...ele pode ser tudo de bom .

0 Comments:

Enviar um comentário

<< Home