5.10.08

Dia Mundial do Professor

Comemora-se hoje o Dia Mundial do Professor. Talvez nunca como hoje faça sentido a pergunta: o que é ser professor aqui e agora? A resposta não é positiva. Nos últmos anos, os docentes tiveram na pessoa da ministra da educação uma inimiga, alguém que desde a primeira hora teve um objectivo: menosprezar os professores. Seguindo como método o confronto em vez do diálogo, impondo um sistema de avaliação injusto, inóquo, burocrático e inexequível. Tem, hoje em dia, nas escolas, um corpo docente desmotivado, revoltado, ansioso por ir embora. Perante as constantes afrontas da sinistra ministra, os professores uniram-se como nunca. Mas também, aqui e agora, é preciso dizer que alguém os desuniu. Perante a unidade e a força de vencer dos professores, os sindicatos não estiveram à altura e assinaram o acordo da traição. Com essa atitude, foram, na ocasião, aliados da ministra. Não espanta, por isso, que se viva na Escola, um ambiente de revolta, sim, mas também de alguma resignação. Não sei se haverá condições para, no decorrer da implementação da avaliação de desempenho, continuar a dizer à ministra:

BASTA! ESTÁ NA HORA DA MINISTRA IR EMBORA!


Esta semana o filósofo José Gil escreveu, na revista Visão, um artigo notável sobre o cinismo do governo ao conduzir as suas políticas educativas. Respigo alguns excertos:
"O governo e o ME ganharam. Os espíritos estão parcialmente domados. Quebrou-se-lhes a espinha, juntando ao desespero anterior um desespero maior. O ambiente nas escolas é agora de ansiedade, com a corrida ao cumprimento das centenas de regulamentações que desabam todos os dias do Ministério para os professores lerem, interpretarem e aplicarem. (...)
No processo de domesticação da sociedade, a teimosia do primeiro-ministro e da sua ministra da Educação representam muito mais que simples traços psicológicos. São técnicas terríveis de dominação, de castração e de esmagamento, e de fabricação de subjectividades obedientes. Conviria chamar a este mecanismo tão eficaz, "a desactivação da acção". É a não-inscrição elevada ao estatuto sofisticado de uma técnica política, à maneira de certos processos psicóticos."

Etiquetas: ,

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Este comentário foi removido pelo autor.

5/10/08  
Anonymous Anónimo said...

Feliz dia aos professores!

Obrigada pela participação no meu blog. Pax Domini

a mensagem removida, fui eu mesma é que escrevi errado rsrsrs

5/10/08  
Blogger Carla said...

um óptimo texto...e um bom post o que nos deixas
beijos e boa semana

6/10/08  

Enviar um comentário

<< Home