6.1.09

China Carta 08

A concentração da comunicação social sobre Gaza não nos pode levar a esquecer outros locais do Mundo em que seres humanos sofrem.

Dos países com economias mais poderosas, a China é, talvez, o que mais sofre com as crises financeira e económica. Baseada na mão de obra barata- e explorada- dos chamados trabalhadores migrantes (aqueles que abandonam as zonas rurais e vão trabalha em fábricas para as cidades mais industrializadas, cerca de 130 milhões), a queda abrupta nas exportações para os USA e UE levou à falência de milhares de empresas e ao retorno de milhões de desempregados, sem apoio social do Estado, para as zonas rurais.
O Governo comunista está em pânico, como nos conta a "Asianews" aqui e aqui.

Entretanto, um grupo de intelectuais corajosos eleborou a "CARTA 08", à semelhança da CARTA 77 da Checoslováquia, que reclama uma verdadeira Democracia e o respeito efectivo pelos Direitos Humanos.
Liu Xiaobo, um dos líderes, foi preso dois dias antes da apresentação da CARTA 08 em 10 de Dezembro de 2008, data que comemorou os 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, segundo nos conta a Amnistia Internacional:
Como sempre, o sectarismo doentio e arcaico da comunicação social Portuguesa censurou o manifesto Chinês.

Etiquetas: , ,

6 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Feliz Ano Osátiro, como gostava de ter uma varinha de condão, para meter na cabeça desses usurpadores,que desta forma mais dia menos dia,também eles vão ser vítimas deste massacre,..se por cá andarem claro..................
bjo, ml

7/1/09  
Anonymous Anónimo said...

Muito bem observado!

7/1/09  
Blogger osátiro said...

ML,bom ano para ti igualmente!
O que me indigna mais é o silêncio sobre as malfeitorias chinesas no Tibete e na própria China.
Bjs

8/1/09  
Anonymous Anónimo said...

...

De indignar igualmente o conluio e a sustentação de interesses políticos portugueses que se mantêm, que foram acordo, que defendem o comércio dos ditos por aqui instalado em detrimento das empresas portuguesas em alguns ramos. E sim, eu sei que é tempo de crise mas este historial já vem de longe. Aliás, a mentalidade portuguesa sempre defendeu o estrangeiro como modelo de perfeição em vez de investir no que é nacional. Mas essa é uma utopia que é apelidada por quem sabe de "estratégia política e financeira".
No que se refere aos direitos humanos, ao abuso destes, sobre crianças p.e. as coisas não têm como ser defendidas. É crime, aqui e na China, por isso se compro uns ténis ou outra porcaria chinesa e penso que poderá ser resultado de abuso sobre crianças, não compro.
outra utopia? Provavelmente mas se conseguir, evito-o.

E tiro o chapéu ao J.J.em terras da Madeira, naturalmente.

Muitos parabéns, bjs.

dm

8/1/09  
Anonymous Anónimo said...

Faço minhas as palavras do anónimo, retiro o chapéu ao :jj.
ml.

11/1/09  
Anonymous Anónimo said...

Desculpe VA. Fiz um comentário, não foi publicado porquê? só disse que não concordo com...................

11/1/09  

Enviar um comentário

<< Home