21.1.08

Notícias da Educação

O Correio da Educação, saído hoje, traz, como sempre, artigos e comentários que interessam à comunidade educativa. Destacaria, neste número, o artigo de José Matias Alves (ligação para blog)
  • "O que é notícia é do que se fala. E o que é que é notícia? O que interessa aos poderes, o que revela as desgraças claras, o que consta das agendas construídas pelos diversos sectores influentes. No campo educativo, tem sido notícia a avaliação dos professores (para criar a ideia política e social de que vão ser enfim controlados, premiados e punidos), a nova gestão das escolas (para gerar a convicção de que há um caos que vai finalmente ser resolvido), o novo regime de apoios educativos, o estatuto do aluno…
    Interessa, hoje, falar do que não se fala. De uma formação contínua de professores, pedra angular da melhoria do ensino, que deixou de existir sob o signo do descrédito generalizado e que os professores vão pagando reduzindo ainda mais os seus penalizados salários.
    De um currículo do 3º ciclo do ensino básico totalmente desarticulado e esmigalhado em 16 disciplinas e áreas, segura fonte de insucesso institucionalizado e quase naturalizado.
    Da desautorização do trabalho docente, do progressivo esgotamento, da perda da auto-estima e da identidade profissional, estando a cavar-se o enterro da esperança de uma regeneração dos processos e resultados educativos.
    Dos contratos de autonomia prometidos a mais de 100 escolas que há um ano (na sequência de avaliação externa) esperam por uma contratualização que esteja ao serviço da implicação e responsabilização de todos os interessados nas matérias educativas.
    Dos climas escolares agressivos e turbulentos que dificultam o cumprimento das promessas educativas. De comunidades educativas inexistentes e que, são, quando muito, mitos úteis. Da fuga simbólica da escola paradoxalmente convertida no último recurso da esperança e muitas vezes também inferno.
    Há um claro défice de realidade na mediatização do (não) está a acontecer na escola. É bom que os meus leitores escrevam as notícias do que se não fala, mas seguramente lhes dói. "

Etiquetas: ,

0 Comments:

Enviar um comentário

<< Home