19.12.06

Natal



O Natal aproxima-se. As cidades, por esta altura, iluminam-se, embelezam-se, como querendo tornar-se mais humanas e mais de acordo com o espírito da época. Apesar de todo o apelo consumista que se faz sentir, ainda há lugar para o homem se interrogar e pensar se toda essa ilusão do pai natal tem sentido...
Durante os próximos dias, irei publicar fotos da cidade de Viseu, com as decorações alusivas à quadra, acompanhadas de poemas de escritores portugueses.
As fotos foram amavelmente cedidas pelo colega Paulo Neto. O meu muito obrigado.

Natal

Nasce mais uma vez,

Menino Deus!

Não faltes, que me faltas

Neste Inverno gelado.

Nasce nu e sagrado

No meu poema,

Se não tens um presépio

Mais agasalhado

Nasce e fica comigo

Secretamente,

Até que eu, infiel, te denuncie

Aos Herodes do mundo.

Até que eu, incapaz

De me calar

Devasse os versos e destrua a paz

Que agora sinto, só de te sonhar.

Miguel Torga

In Antologia Poética, 1999, D. Quixote, Lisboa

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

q paisagem tao bonita!

20/12/06  
Blogger Vítor Amado said...

Obrigado, filhota.
beijo

20/12/06  

Enviar um comentário

<< Home