4.1.07

O País que temos...


Portugal é realmente um País sui generis. Somos desleixados, alijamos responsabilidades, deitamos as culpas para os outros, (re) agimos quase sempre a posteriori. Mais grave ainda é a culpa disto tudo, normalmente, morrer solteira. Vem isto à colação devido a alguns casos trágicos que têm acontecido nos últimos tempos.

Há uns 15 dias, uma criança terá sido espancada até à morte. Com um historial de violência em casa, vários agentes foram alertando para este caso, nomeadadamente a Educadora de Infância. A Comissão de Protecção de Menores nada fez!

Outra tragédia se abateu sobre os pescadores que morreram a 50 metros da costa portuguesa. Alertadas as autoridades competentes, estas chegaram tarde...sem meios...Vem agora o Governo afirmar que é preciso reforçar os meios de socorro a náufragos.
Atente-se nas reacções governamentais:

  • O ministro da Presidência, Pedro Silva Pereira, avançou que “é preciso fazer mais e melhor em matéria de meios de salvamento. O Governo não deixará de tomar todas as medidas nesse sentido”. Acrescentou que, para o executivo, "o país precisa de ser capaz de dar uma resposta mais pronta" em situações de socorro a náufragos. O ministro da Defesa Nacional, Severiano Teixeira, garante que “o Governo acompanha com preocupação a situação” do “Luz do Sameiro, onde três pessoas morreram, três estão desaparecidas e apenas uma se salvou.

A Comunicação Social de hoje refere que uma criança era embrulhada em cobertores para que o pai a pudesse espancar com martelos e tábuas, e as marcas serem de menor monta. Desde a nascença, a Comissão de Protecção de Crianças e Menores tinha sinalizado este caso! Que fez desde então? Que medidas tomou?

A quem pedir responsabilidades? Quem é o responsável por tal incúria? Até quando as páginas dos jornais nos continuam a encher de vergonha nesta sociedade do desperdício e desumanidade? Até quando calaremos a nossa revolta?

Triste País que trata assim os seus!

2 Comments:

Blogger pn said...

O nosso Eça, VA, não dizia de Portugal: "Isto não é um país, é um sítio mal frequentado!"
E ultimamente, parece, se tal possível é, mais mal frequentado que nunca.
Pindéricos & arrogantes. Anchos na maioria que os incha, são a neo-autocracia vigente...
Tenho culpas. E isso ainda dói mais!

4/1/07  
Blogger MMV said...

Vergonhoso...

Será que D. Afonso Henriques dá voltas no caixão? Plantou este país à beira mar para que houvesse tamanha crueldade e perigos nesse projecto de país?

6/1/07  

Enviar um comentário

<< Home