20.2.07

Desemprego em Portugal

Anda para aí alguma confusão no que respeita à taxa de desemprego. Segundo o INE, no ano de 2006, o desemprego subiu comparativamente a 2005, sofrendo um forte acréscimo no último trimestre de 2006 [ mais 9,9 % ].
Segundo o IEFP, em Janeiro de 2007, terá havido um decréscimo de 6,8 % no número de desempregados. Este instituto não esclarece, todavia, que 80 mil pessoas emigraram ou regressaram aos seus países de origem, deixando, por isso, de estar inscritos.
Como os números podem ser manipulados, ainda vamos ouvir o governo afirmar que a utópica criação de 150 mil empregos durante a legislatura está no bom caminho.
Só se for por via administrativa...
P.S. Já depois de publicado este comentário, chegou-me às mãos este documento que é bem esclarecedor da manipulação dos números. Consultar aqui. Ou neste Blog.

Etiquetas:

2 Comments:

Blogger Bife com batatas fritas said...

Os números devem ser analisados por aquilo que representam, e se existe uma metodologia de tratamento diferente, os dados convergem se forem vistos no mesmo período temporal. Os números do IEFP são mensais e os do INE trimestrais. Em Novembro os números do IEFP convergiam com os do INE. Para ser feita uma comparação, teriam que analisar-se os dados de 3 meses. Alguma explicação pode ser encontrada aqui: http://www.agenciafinanceira.iol.pt/noticia.php?id=775790&div_id=1730.

Eu acho é que existem formas de os números oficiais não traduzirem o desemprego real, e isso é que é preocupante.

20/2/07  
Blogger Vítor Amado said...

Olá, Bife: disseste tudo no último parágrafo.

20/2/07  

Enviar um comentário

<< Home