18.2.07

Política suja

O caso de corrupção na Câmara Municipal de Lisboa é paradigmático do estado pantanoso em que a política portuguesa se encontra. Primeiro foi o caso Bragaparques e as tentativas de suborno que a dita empresa promoveu junto de um vereador. Consequentemente, uma vereadora afecta à maioria, foi constituída arguida e demitiu-se. Nos últimos dias, veio a saber-se que um outro vereador há muito era arguido e nada dissera. Segundo consta, por pressão do PSD, demitiu-se também. A partir deste momento, tornou-se evidente a fragilidade da actual maioria na Câmara Municipal. Eleições antecipadas são, na minha opinião, o único caminho para tentar ultrapassar a situação.
É aqui que começam os jogos politiqueiros. Desde início, a Bloco de Esquerda (BE) exigiu eleições. É natural que assim tenha sido. Partido residual, vive, sobretudo, do protesto, do descontentamento popular. Ir a eleições é ganhar visibilidade, aproveitar tempo de antena, vender a imagem. Pode usar toda a demagogia, sabe que nunca será poder. O Partido Comunista(PC), considerando que a maioria não tem condições para gerir a Câmara, veio hoje, pela voz de Jerónimo de Sousa, afirmar que as eleições não são necessárias nem clarificadoras. Também o líder do CDS vem corroborar a tese do PC. O PS, no início, não queria eleições; agora já as admite. O PSD, e sobretudo Carmona Rodrigues, tenta, a todo o custo, levar o barco a bom porto. Os partidos do poder, PS e PSD, escondem-se num jogo de bastidores, medindo forças, tentando, à pressa, arranjar o melhor candidato.
Isto é, clarificar a situação é o que menos interessa aos actores políticos. Sobrelevam o interesse partidário ao interesse colectivo. E a Câmara de Lisboa não é uma qualquer. Pelo peso político e dinheiros que movimenta merece melhor.

Etiquetas:

5 Comments:

Blogger Amenophis said...

A Cãmara está num buraco financeiro enorme, impossível de reslover em dois anos, tempo que um novo executivo eleito permaneceria na câmara.
a)A oposião não quer demitir Carmona pois sabe que não pode fazer qualquer obra em dois anos, e perderá depois novamente para o PSD.
b)O Carmona não se demite, pois daqui a dois anos a actual oposição que provavelmente ganharia agora, diria que só teve 2 anos por culpa dos desvarios do actual executivo.
Temos então o Camorna à espera que a oposição o demita para daqui a 2 anos dizer: - Estes tiraram-me de lá e não fizeram nada
Temos a oposição à espera que o Carmona se demita para daqui a dois anos dizer: - Só tivemos 2 anos que não davam para tapara as aasneiras dos anteriores.
Não será possivel inocular o H5N1 na Cãmara de Lisboa?

19/2/07  
Blogger Conde Nado said...

Ainda veremos um(a) vereador(a) virado(a) a dizer para Carmona Rodrigues:
Eu sei que o senhor saber que eu sei que queria que o senhor se demitisse ou eu pedisse a sua demissão, mas o senhor sabe que eu sei que o senhor sabe que eu não peço a sua demissão nem o senhro se demite.

19/2/07  
Anonymous Anónimo said...

O artigo tem algumas incorreções:os Vereadores que se "demitiram" não se demitiram:apresentaram "suspenção de mandato", figura prevista na lei;podem regressar aos cargos finda a suspenção.O Presidene não é arguido(até agora) em nenhum processo-crime.Fontão é arguido no processo da Emel, que nada tem a ver com a Bragaparques.
Nenhuma lei impõe a "demissão" ou "suspensão" do mandato nestas circunstâncias:é uma inovação política de Marques Mendes, que a utilizou contra Valentim e Isaltino.Casos semelhantes nos outros partidos(PS,PCP,BE) tiveram tratamento diferente:caso de Felgueiras(arguida desde 2000, foi candidata em 2001 com o apoio oficial do PS-até em 2005 Almeida Santos disse ter saudades de dar um abraço à Fátima, isto depois da fuga para o Brasil-).
No caso da Emel, os subsídios considerados crime são pagos desde 1994:pergunta-se:porque é que os outros pagadores e recebedores andam à solta?Isto vem desde os mandatos de Sampaio, Soares e Santana(a nossa justiça é muito imparcial...)
Uma nota mais para a tradicional arrogância e hipocrisisa do BE: em Salvaterra de Magos,única Câmara BE por transferência do PC, a Presidente é arguida num processo- crime(ao contrário de Carmona).
Para quando a exigência de demissão e eleições, como exigem em Lisboa???E está tudo dito sobre a personalidade e o carácter dos Bloquistas...

19/2/07  
Anonymous Anónimo said...

q' bonitooooo xD

19/2/07  
Blogger Vítor Amado said...

ao anacleto: obrigado pela correcção das "incorrecções".
Quanto ao Bloco, concordo contigo. O paladino da moral, Louçã de seu nome, já se habituou aos corredores bafientos da democracia burguesa que tanto critica.

19/2/07  

Enviar um comentário

<< Home