As grelhas de avaliação dos professores (I)
- Como "medir" a evolução dos resultados escolares dos alunos no ano/disciplina face à evolução média pelos alunos da escola?
- Como comparar os resultados das classificações nas provas de avaliação externa com os resultados da avaliação interna?
Que pretende o ministério? Que o facilitismo se instale e comece a haver uma inflação de "boas" classificações? Como comparar coisas que são, de todo, incompatíveis?
Em relação ao abandono escolar, o ministério propõe esta pérola:
- O docente empenhou-se activamente na prevenção do abandono escolar e deu um contributo significativo na definição de estratégias para a sua redução?
- O docente empenhou-se na prevenção do abandono escolar e deu um contributo para a sua redução?
No primeiro caso, o docente será pontuado com 4 pontos; no segundo com 3 pontos. Outras pontuações são possíveis, dependendo do empenho.
Que critérios objectivos estarão na base desta decisão? Acordará o presidente do conselho executivo bem disposto num dia e será benevolente? Ou assobia para o lado e pontua todos os docentes com a mesma pontuação?
Ou muito me engano, ou ainda vou ver alguns colegas a calcorrear praças e cafés, bater à porta de pais estupefactos, à procura dos foragidos, agarrá-los pelo "cu das calças" e a sentá-los, firmes e hirtos, nas cadeiras da sala de aula...
1 Comments:
É, este ME não pára de nos surpreender com a asneirada que vai inventando.
O que também me continua a intrigar/inquietar é a quietude dos que vão sofrer na pele todas estas barbaridades ...
Não há dúvida que somos um povo pacífico ...
Enviar um comentário
<< Home